Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Produção de veículos sobe 15,1% em outubro contra outubro de 2021

Diante desse cenário adverso, a indústria consegue melhorar o desempenho em relação a um ano atrás

Redação de Redação
8 de novembro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
produção veículos

A produção de veículos subiu 15,1% no mês passado se comparada a outubro de 2021, chegando a 206 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Frente a setembro, mês com um dia útil a mais, outubro mostrou leve queda de 0,8%, conforme mostra balanço divulgado nesta tarde pela Anfavea, associação que representa as montadoras.

Os números apresentados nesta terça, 8, pela entidade refletem, de um lado, a distensão da crise de abastecimento, com menos montadoras sendo obrigadas a parar a produção por falta de peças, e de outro os efeitos sobre a demanda da alta dos juros, com maior rigor dos bancos nas concessões de crédito.

Diante desse cenário adverso, a indústria consegue melhorar o desempenho em relação a um ano atrás, quando a falta de componentes era mais grave, mas também dá sinais de acomodação. As vendas a consumidores comuns, feitas no varejo, passaram a representar menos da metade. O esfriamento do consumo nas lojas é em parte compensado pelo aumento das entregas a locadoras, onde formou-se uma demanda represada pelo prolongado período de falta de produtos.

Desde o primeiro dia do ano, o crescimento da produção subiu para 7,1%, com 1,96 milhão de veículos produzidos entre janeiro e outubro. Porém, mesmo com mais carros no mercado, as vendas de veículos – 180,9 mil unidades na soma de todas as categorias do mês passado – recuaram 6,7% em outubro contra setembro.

Na média diária de emplacamentos, que anula as diferenças de calendário, outubro também ficou abaixo de setembro: 9 mil contra 9,2 mil veículos do mês anterior.

Frente a outubro de 2021, as vendas mostraram alta de 11,4%, o que reduziu para 3,2% a queda no acumulado do ano, que agora totaliza 1,68 milhão de veículos. A comparação aqui, no entanto, é contra um período de graves restrições no fornecimento de peças, principalmente componentes eletrônicos, cuja escassez levava mais fábricas a suspender atividades.

Depois de registrar em setembro o menor volume em oito meses, as exportações de veículos subiram, na comparação entre os dois meses, 49,8% em outubro. No total, 42,8 mil veículos foram embarcados no mês passado, 43,5% a mais do que em outubro de 2021. Nos dez primeiros meses do ano, as montadoras exportaram 406,3 mil veículos, o que corresponde a um crescimento de 32,4%.

O levantamento da Anfavea mostra ainda que as montadoras fecharam 247 vagas de trabalho em outubro, encerrando o mês com 104,3 mil pessoas empregadas.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Eduardo Laguna)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Latam assume liderança do mercado aéreo de carga no Brasil em setembro

Próxima Postagem

Ambev lança projeto de inclusão produtiva e quer conectar 5 milhões de pessoas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Ambev

Ambev lança projeto de inclusão produtiva e quer conectar 5 milhões de pessoas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.