Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

O futuro chegou: conheça cinco segmentos tradicionais que estão em transformação digital

A tecnologia veio para impulsionar desde financiamento de automóvel até conveniência de condomínio e serviços para pets

Redação de Redação
1 de novembro de 2022
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
O futuro chegou: conheça cinco segmentos tradicionais que estão em transformação digital
[the_ad id="169690"]

A transformação digital para ‘novo normal’ tão comentada nos dois últimos anos finalmente se estabeleceu. Para perceber, basta olhar ao redor. Hoje, os formatos de trabalho, compra e até mesmo as formas de se relacionar já não são mais as mesmas, mas é possível enxergar uma semelhança entre elas: o uso da tecnologia.

[the_ad id="138406"]

Segundo informações divulgadas no recente estudo ‘Latin America Digital Transformation’, a pandemia acelerou a transformação digital em três anos na América Latina.

Seja no home office ou nas experiências de compras online, a verdade é que o avanço tecnológico veio para aumentar a comodidade, segurança e agilidade nas atividades do cotidiano. Pensando justamente em otimizar segmentos tradicionais, algumas empresas surgiram por meio de uma base tecnológica.

Confira abaixo cinco marcas que apresentam o propósito de impulsionar diferentes mercados:

Financiamento de automóveis

Dryve – a compra de um carro sempre foi um processo burocrático. Até pouco tempo atrás, era necessário se deslocar a uma concessionária a fim de encontrar de uma a duas instituições financeiras parceiras para a realização do financiamento.

Em seguida, era preciso entrar em contato com o gerente do banco para entender as alternativas existentes e decidir se era possível financeiramente dar andamento ao processo. Hoje contamos com startups que fazem a intermediação de todo esse passo a passo, enquanto o consumidor faz as tomadas de decisões com mais agilidade e assertividade em um formato 100% virtual.

A Dryve, por exemplo, é uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de 9.400 agentes autorizados em todo o território nacional presta suporte ao cliente nas etapas de análise, formalização e pagamento de financiamentos de automóveis. O grande diferencial da marca é oferecer uma experiência multibanco na qual o consumidor tem acesso a mais de dez parcerias financeiras, o que aumenta em até três vezes as chances de aprovação.

Conveniência em condomínios e outros estabelecimentos

Minha Quitandinha – têm pessoas que fazem da ida ao supermercado um ritual semanal. Mas há outras que preferem não lidar com deslocamento, gasto de tempo na procura do produto e filas para o pagamento. Por esse motivo, o segmento de minimercado autônomo se manteve aquecido até mesmo depois da flexibilização do isolamento social ocasionado pela pandemia.

Nesta linha, temos a Minha Quitandinha, que com base no conceito de ‘honest market’ funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a necessidade de funcionários. Está instalado dentro de complexos residenciais ou comerciais e tem um portfólio com mais de 700 itens que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.

Para o consumidor, todo o processo é intuitivo via aplicativo: basta escanear o código de barras dos produtos que deseja adquirir com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado. Ao todo, a rede conta com 115 franqueados com 125 lojas em funcionamento.

Take – com o intuito de utilizar a tecnologia para proporcionar novas experiências de consumo, a Take é a primeira startup a atuar com identificação por inteligência artificial (IA) na operação de smart vending cooler com foco no armazenamento de bebidas alcoólicas e sem álcool.

As geladeiras ficam disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana em complexos residenciais ou comerciais e não tem a necessidade de um intermediário para a finalização da compra. Portanto, para adquirir um produto, basta realizar um pré-cadastro no aplicativo da marca e escanear o QR code que está na porta da cervejeira.

Por sua vez, a IA, presente na vending cooler, irá identificar o item retirado por meio de reconhecimento de imagem. Em seguida, a cobrança será feita de maneira automática no cartão cadastrado no app. Atualmente tem presença nacional com mais de 2.500 pontos de vendas.

Microcafeterias, tendência em atendimento ágil

Mais1 Café – a correria diária e principalmente as longas filas nas cafeterias tradicionais acabavam desmotivando os consumidores de buscarem um café para acompanhar a rotina. Assim, a Mais1 Café, franquia especializada em cafés especiais, leva o conceito ‘to go’ aos seus clientes por meio de um atendimento ágil, produto de alta qualidade e apto para ser consumido em trânsito.

Com um modelo de autoatendimento digital e personalizado, a partir do uso de telas touch screen no interior das lojas como ferramenta para conduzir os pedidos, a rede prioriza a agilidade de oferta do produto e valoriza a experiência do cliente. A franquia está presente em 17 estados e conta com mais de 200 unidades em funcionamento.

Agendamento de serviços para cachorros por aplicativo

Doggi – Com atendimentos agendados por telefone e, às vezes, por ordem de chegada, os cachorros ficavam estressados esperando a vez do banho ou tosa dentro de uma caixa de transporte ou em gaiolas dos pet shops. Pensando em minimizar esses transtornos e agilizar o atendimento aos peludos, os empresários Rodolfo Calvo e Thiago Calixto fundaram em 2021, na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a Doggi, primeira startup de banho e tosa do Brasil com agendamento digital.

Após breve cadastro no app, é possível agendar banho, tosa ou vacina no pet shop mais próximo do usuário, que também consegue participar do Clube Doggi mediante uma assinatura que oferece 10% de desconto em todos os serviços disponíveis no app. A empresa passou a adotar o modelo de lojas parceiras para expansão, que hoje somam 32 nos municípios de Ribeirão Preto e Campinas (SP), além de Uberlândia (MG).

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Musk sugere assinatura mensal de US$ 8 para verificação de usuários no Twitter

Próxima Postagem

Grupo DPSP reforça capacitação interna com programa de graduação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Grupo DPSP

Grupo DPSP reforça capacitação interna com programa de graduação

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.