Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Vanessa Sandrini: “É para o executivo que está aqui sentar e pensar nessa questão”

A diretora de varejo do JHSF/Fasano questionou o público presente sobre a falta de mulheres em cargos de liderança no varejo

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
16 de setembro de 2022
no ESG, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
mulheres no varejo

A presença de mulheres em cargos de liderança no varejo ainda é pequena. De acordo com dados da FGV Direito, a maioria dos estudantes nas faculdades brasileiras são de mulheres, mas apenas 2% de mulheres ocupam cargos de presidência entre as 250 maiores empresas do Brasil. Os dados escancaram uma realidade de séculos de desigualdade e opressão que refletem até hoje as diferenças no tratamento e nas oportunidades. Apesar dessa questão estar latente na sociedade nesses últimos anos, ainda existe um longo caminho para mudança.

O debate sobre a presença das mulheres no setor de varejo ocorreu no terceiro e último dia do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo foi parceira de mídia e fez uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.

Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres no Varejo, explica que os tempos são diferentes e hoje vemos mais mulheres em posições de liderança, mas que isso ainda é muito pouco. “Atualmente 13% dos cargos de CEO no mundo são ocupados por mulheres e 1% por mulheres negras”, destacou.

A presidente do instituo também citou a questão da gravidez, que muitas vezes é tratada com preconceito e como um impeditivo na cultura das empresas. “Tem vários papéis que temos que começar a mudar mindsets”, complementou.

Segundo Vanessa Sandrini, diretora de varejo da JHSF/Fasano, os dados estão ali apenas para chamar a atenção para a pauta, o que está faltando são ações de conselheiros que são, na maioria, homens. A executiva também explicou que o ideal seria que pessoas pudessem chegar a esses postos de liderança sendo quem são e não tendo que se enquadrar em características e comportamentos.

Ela ainda citou como, historicamente, mulheres precisavam se masculinizar para serem aceitas nessas posições. “A organização precisa entender que é impossível prosperar deixando metade das pessoas para trás”, comentou.

A situação atual

“A gente percebe que realmente temos muito trabalho pela frente”, disse Sandra ao ser questionada sobre como está na prática a atuação das companhias. A presidente ainda destacou que existem coisas básicas que podem ser feitas pelas empresas, mas que não estão sendo vistas.

De acordo com Karol, diretora de marketing da Royal Supermercados e influenciadora, a reputação da empresa, ainda mais em um momento que as redes sociais estão tão integradas e presentes, é um ponto que impacta diretamente nas decisões. “A reputação é muito importante, mas será que, na prática, ela realmente funciona. Ainda tem que evoluir muito, sair do outdoor e ir para execução” completou.

Na mesma linha, Vanessa também abordou a questão da reputação ao explicar o porquê de muitas empresas iniciarem projetos voltados para diversidade e inclusão. “Hoje existe uma preocupação geral de como blindar minha empresa de comentários”, explica.

A diretora ainda fez questão de reforçar ser um momento desafiador, mas também ideal para provocar mudanças. Para ela, a diversidade é uma das formas das empresas inovarem e ampliarem os olhares sobre diversas questões. “Mais do que ver mulheres, eu queria ver a diversidade acontecer, por uma questão de ser melhor para mim, para vocês e para sociedade”, finalizou Vanessa.

Imagem: Marcelo Audinino

Postagem anterior

BC comunica vazamento de dados de 137.285 chaves Pix ligados ao Abastece Aí

Próxima Postagem

Gilberto Lima é o novo diretor-geral da ID Logistics; confira mais movimentações

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
novo

Gilberto Lima é o novo diretor-geral da ID Logistics; confira mais movimentações

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.