Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Guerra reforça importância do acordo UE/Mercosul, diz embaixador da UE

Esboço de documento será apresentado como forma de assegurar que o Brasil cumprirá compromissos ambientais

Redação de Redação
13 de setembro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Brasil acredita em acordo Mercosul-Cingapura com incremento de R$ 28 bi no PIB até 2041

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, afirmou que, “com a agressão da Rússia à Ucrânia”, a instituição busca parceiros confiáveis e reforça o interesse no acordo com o Mercosul. Ybáñez disse que o conflito fez o bloco priorizar o processo e que, apesar de admitir ser difícil que isso ocorra, “seria muito bom” assinar o acordo logo depois das eleições, independentemente de quem ganhar.

Ybáñez adiantou que a Comissão Europeia já tem um esboço do documento adicional que será apresentado por exigência de países europeus como forma de assegurar que o Brasil cumprirá compromissos ambientais. Entre os pontos previstos, está a exigência de mais recursos para órgãos ambientais como o Ibama.

“O problema é que os compromissos estão lá, mas os resultados, não. Quando você olha os índices de desmatamento do Brasil antes e depois de Glasgow (COP-26), continuam os mesmos”, afirmou.

A seguir, os principais trechos da entrevista:

O Ministério da Economia disse ter sido procurado por representantes da União Europeia para reabrir as negociações sobre o acordo com o Mercosul. Houve essa aproximação?

Ficamos surpresos porque, para nós, as negociações nunca foram fechadas. Ao contrário, nos últimos tempos tivemos avanços importantes em partes que não são tão visíveis, como sobre indicações geográficas. O acordo para nós sempre foi e continua sendo uma prioridade e, com a agressão da Rússia à Ucrânia, a busca por parceiros confiáveis é ainda mais importante do que era no passado. Podemos dizer que há um interesse reforçado. Seria muito bom neste momento sair um acordo UE/Mercosul, é importante para as duas regiões. Seria muito bom logo após as eleições, seja qual for o governo eleito, sair com um acordo assinado.

O acordo foi fechado em 2019, mas ainda falta ser ratificado. Por que o processo é tão demorado?

O que aconteceu em 2020 e em 2021 foi que os índices de desmatamento do Brasil não deixaram de crescer, então surgiu uma desconfiança de países da União Europeia de que, com esses números, não seria possível para o Brasil cumprir seus compromissos ambientais. Chegamos a um compromisso de buscar um documento adicional onde vamos recuperar a confiança através de compromissos bem estabelecidos em relação ao desmatamento. Finalizamos recentemente nosso trabalho interno dentro da Comissão Europeia e vamos apresentar a proposta para os Estados-membros.

O que podemos esperar desse documento?

O que teremos de buscar são elementos que restabeleçam confiança. Por exemplo, o Brasil tem de voltar a colocar orçamento dentro dos órgãos que têm de fazer controle de desmatamento, como Ibama e ICMbio. Ninguém na União Europeia nem nos Estados-membros discutem a soberania do Brasil sobre a Amazônia. Dito isso, o que oferecemos é cooperação.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas para a Presidência, falou na campanha em reabrir as negociações do acordo Mercosul/UE. É algo que preocupa a UE?

Temos tido conversas com a equipe dele e acho que, quando a equipe conhecer em mais profundidade o acordo, vai ficar mais confortável. O que vamos dizer é que, tecnicamente, quando você chega a um acordo é o resultado de um equilíbrio de forças. Se você reabre as negociações, esse equilíbrio pode desaparecer. Do lado da UE, não há uma preocupação com o resultado das eleições, não é um acordo entre governos, mas entre sociedades.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, recentemente disse que a França está ficando irrelevante para o Brasil e usou um palavrão. Isso prejudica as relações e as negociações?

Sempre qualquer palavra um pouco fora das relações ótimas entre a UE e o Brasil atrapalha um pouco, não podemos evitar. Mas também são ditas por outros políticos europeus. Eu, como embaixador da União Europeia, gostaria que nem um nem outro falasse esse tipo de coisa. Mas, quando temos contato com o ministro Guedes, as mensagens são muito diferentes.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Bolsa acumula a 2ª maior alta pré-eleições, com 11,4%

Próxima Postagem

Steve Dennis: “É preciso ter a cultura da experimentação para ser memorável”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
É preciso ter a cultura da experimentação para ser memorável

Steve Dennis: "É preciso ter a cultura da experimentação para ser memorável"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.