Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Abandono de carrinhos de compras no e-commerce chega a 85%

De acordo com estudo, frete acima do esperado e checkouts burocráticos são principais motivos para desistências

Redação de Redação
8 de julho de 2022
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidores

O abandono de carrinhos de compra pelos consumidores é um dos grandes vilões do comércio eletrônico. E um dos pontos mais sensíveis é o valor do frete. Segundo a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box, 85% dos consumidores desistem de concluir pedidos realizados em sua etapa final, sendo que 15% repetem a prática regularmente. 

“Essa métrica é muito prejudicial para os empreendedores, pois indica um cliente que passou por todos os processos de conquista e convencimento, por algum motivo, não concluiu sua compra. Dessa forma, um grande potencial de vendas é desperdiçado”, explica Betina Wecker, cofundadora e VP de Novos Negócios da Appmax, startup que visa maximizar resultados de e-commerces e negócios digitais.

De acordo com a pesquisa, o valor do frete acima do esperado é um dos principais culpados pela desistência. Entre os entrevistados, 66% dizem que deixariam de concluir transações por esse motivo. Para contornar o problema, o lojista pode criar um modelo de logística que possibilite que o consumidor escolha o modo de pagamento priorizando o custo total ou a agilidade de entrega. Cupons de desconto ou fretes grátis também estão entre as práticas que incentivam o consumo.

De acordo com a pesquisa, checkouts burocráticos também afastam clientes em potencial. Segundo a pesquisa, 10% desistem quando precisam realizar cadastros em plataformas. “As pessoas estão cada vez mais exigentes em sua experiência de compra, e praticidade e agilidade são questões muito importantes para a maioria delas”, conta.

Em um mundo cada vez mais rápido e digitalizado, a pesquisa aponta também que as plataformas têm maiores chances de fidelizar o consumidor quando possibilitam um processo de checkout rápido, ao mesmo tempo em que garante segurança e métodos de pagamento que se adequem ás escolhas de quem consome através da plataforma.

“É evidente que é interessante para o vendedor recolher informações para entender seu público e produzir algo personalizado, porém há maneiras mais eficientes de se fazer isso”, conta Wecker.

Outro destaque é que sete em cada dez consumidores consideram retomar a compra após o recebimento de um cupom de incentivo. Já estratégias de retargeting, ou seja, de exibir anúncios para pessoas que interagiram anteriormente com determinados produtos, são apontadas como eficientes por 40% dos clientes.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Rede de restaurantes Água Doce investe R$ 5 milhões em conceito de cozinha 4.0

Próxima Postagem

McDonald’s e EDP inauguram usinas solares para atender restaurantes da rede

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Arcos Dourados

McDonald's e EDP inauguram usinas solares para atender restaurantes da rede

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile