Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

HDI compra operação de varejo da Sompo em transação de mais de R$ 1 bilhão

Hoje, a empresa tem cerca de 85% de seu portfólio focados no seguro auto

Redação de Redação
24 de maio de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
HDI

A HDI Seguros, uma das maiores seguradoras do País, acaba de fechar a compra de parte das operações brasileiras da Sompo. A transação será paga totalmente em dinheiro, num valor superior a R$ 1 bilhão – o valor exato não foi informado. O acerto foi negociado ao longo dos últimos quatro meses e dará à HDI, de origem alemã, um forte posicionamento em ramos e regiões do País onde antes não estava ou tinha atuação tímida.

Após a conclusão da operação, a Sompo, de origem japonesa, focará em seguros corporativos no mercado brasileiro. A empresa fará uma cisão de seus negócios “de varejo” para repassá-los à HDI. No ano passado, o grupo já havia vendido a área de saúde para a SulAmérica, que está em processo de venda para a Rede d’Or.

“São três pilares que fizeram mais sentido para nós nessa aquisição: a maior participação na cidade de São Paulo, a sinergia e a diversificação em vários ramos”, disse o CEO da HDI, Eduardo Dal Ri. Atualmente, a companhia tem forte presença no mercado da Região Sul, em que é líder, e atua no interior paulista.

A compra mudará o porte e diversificará a carteira da HDI no País. Hoje, a empresa tem cerca de 85% de seu portfólio focados no seguro auto, e com a aquisição, estima pular da sexta para a quarta colocação no segmento. Apenas neste ramo, a seguradora receberá uma carteira com R$ 1 bilhão em prêmios, e passará de 1,7 milhão para 2,3 milhões de clientes.

A outra parte, com R$ 1,8 bilhão em prêmios, inclui ramos como o residencial, o habitacional e o seguro de vida, que ganhou evidência após a pandemia da covid-19 e em que a HDI deve ver o valor da carteira se multiplicar cerca de dez vezes. No seguro residencial, sairá de 500 mil para 1 milhão de imóveis segurados.

Entre todos os racionais, a chegada à capital paulista é vista como uma mola propulsora dos negócios da companhia no País. “Partindo do pressuposto de que (o Estado) São Paulo tem 34% do PIB (brasileiro), temos uma ambição audaciosa para o Estado de São Paulo, e para o corredor metropolitano de São Paulo”, afirmou o executivo.

Com a aquisição, a HDI receberá 740 funcionários da Sompo, além de uma rede de corretores e de parcerias com bancos. A seguradora tem avaliado ativos de forma constante, mas enxergou na Sompo uma oportunidade única. “O Brasil não tem mais tantos ativos para serem comercializados. Nós queremos crescer e acreditamos muito no Brasil”, disse Dal Ri.

No ranking da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a HDI ocupava a 13ª posição no setor em fevereiro, considerada a arrecadação nos 12 meses anteriores e sem o DPVAT e a saúde suplementar. A Sompo estava na 17ª posição.

Movimentações

Apesar de menos “quente” que outros segmentos, como o de tecnologia, o setor de seguros foi alvo de uma das maiores aquisições anunciadas neste ano, até aqui: a compra da SulAmérica pela Rede D’Or, transação avaliada em R$ 15 bilhões. Outras aquisições menores vêm acontecendo, a maioria também com foco em saúde. A HDI, porém, deve manter-se de fora deste ramo.

“O grupo, internacionalmente, não opera no ramo saúde. Assim como todos os outros, ele exige uma escala muito grande”, pontuou Dal Ri. Segundo ele, a companhia trabalha para entrar em outros produtos, como o seguro agrícola e os massificados – produtos de menor tíquete que em geral são vendidos como complemento a outros, como os seguros ciber ou para cartões.

Nestes dois ramos, a entrada será pela via orgânica, ou seja, sem aquisições, ao menos a princípio. Em outros casos, porém, a HDI continua avaliando oportunidades no mercado. “Temos uma agenda de crescimento no Brasil bem preponderante”, comentou o CEO da companhia. No mundo, a HDI é uma gigante do setor, que arrecadou 5,1 bilhões de euros em prêmios em 2021.

A compra da operação de varejo da Sompo ainda depende de aprovações pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e de órgãos dos países de origem das duas companhias. A HDI foi assessorada pelo BTG Pactual.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)

Imagem:  Shutterstock.com

Postagem anterior

Airbnb planeja encerrar negócios na China, em meio à concorrência forte e covid

Próxima Postagem

Nuvemshop investe R$30 milhões em nova unidade de negócios no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Nuvemshop

Nuvemshop investe R$30 milhões em nova unidade de negócios no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.