Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Consumidor moderno, vendedor líquido

Redação de Redação
16 de dezembro de 2016
no Artigos, Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

Na economia os chamados ‘ciclos econômicos’, nos quais no longo prazo são verificados períodos de crescimento alternados com períodos de estagnação econômica, ou até mesmo recessão. Nas diversas crises que o Brasil viveu ao longo dos anos, sejam elas de caráter cíclico ou estrutural, o que sabemos é que essa dinâmica é algo característico do próprio funcionamento do capitalismo, e que, nesses momentos de desajuste macroeconômico surgem alguns gaps (que podem se traduzir em oportunidades) e cabe às empresas se ajustarem e se readequarem à nova realidade.

Sejamos líquidos, estamos em uma nova realidade. A crise influenciou diretamente na mudança dos hábitos e costumes dos consumidores, o impulso e a compulsão cederam espaço para o ‘necessário para sobreviver’, hoje o consumidor sabe o que quer e compra primeiro o que necessita de fato, estão mais críticos e mais informados, não se deixam ser convencidos por discursos de vendedores que pensam que sabem o que o cliente precisa.  Ter uma equipe de vendas líquida, nesse momento econômico, significa deixá-la livre de scripts ou discursos prontos. Se traduz em deixar o consumidor à vontade, e se relacionar com ele, conversar, entender, e oferecer uma solução adequada ao que ele deseja, e não ao que se quer vender. Ser  líquido é ser adaptável ao perfil do cliente, seja ele quem for.

Quer vender? Então comece a mudar, esse é o momento de rever todos os processos e promover melhorias. Não importa somente ter o produto ou o serviço que o cliente procura, o ato de comprar vem acompanhado por diversos requisitos, e o novo consumidor está atento a isso. Atendimento, ambiente, relacionamento, variedade, experiência no ponto de venda, entre outros fatores compõem o ato da compra. Trata-se de um momento que as empresas precisam ser menos “transacionais” e se tornem mais “relacionais”. O cliente sabe que você quer vender, mas ele não quer ser visto apenas como uma provável meta batida. Ele quer ser ouvido, quer poder confiar, afinal ele está investimento seu dinheiro (e tempo) no seu discurso, ou seja, o novo consumidor busca por relacionamento, de preferência consultivo, que o ajude a tomar a melhor decisão.

A realidade no mundo comercial mudou, o profissional tem que ser muito mais do que apenas vendedor, deixar os discursos e mecanicismos de lado, investir na relação interpessoal, deixar de conversar com a carteira do cliente, e olhá-lo nos olhos – investir numa relação mais humana. Para tal, busque ser mais analítico, identifique primeiramente quem é o consumidor, deixe-o falar e procure conhecê-lo, ele vai te dar o caminho sobre o que ele quer e somente assim você saberá oferecer a solução ideal.

A finalidade da venda que podemos chamar de “relacional” é a de construir bases sólidas, conquistando a confiança, a venda vem como consequência.

Postagem anterior

Saga malls planeja shopping center no centro do rio de janeiro

Próxima Postagem

Apesar da crise, varejista online de luxo cresce no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão
Franquias

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Próxima Postagem

Apesar da crise, varejista online de luxo cresce no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.