Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As tendências de Retail Real Estate apresentadas na última edição do Mapic

Marcos Hirai de Marcos Hirai
29 de novembro de 2016
no Artigos, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Na última edição do Mapic, ocorrido recentemente entre 16 a 18 de novembro – evento anual de Retail Real Estate (mercado imobiliário para varejo) organizado pela Reed MIDEM em Cannes na França tem se consolidado como grande evento do setor, focado principalmente nos mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio. Infelizmente pouco frequentado por brasileiros, que na sua maioria mal conhecem ou nunca estiveram neste evento. Uma pena, pois ele tem se se firmado como um dos grandes eventos direcionadores de tendências para shopping centers e varejo do mundo inteiro.

No congresso dois temas tiveram destaques: diversas palestras sobre o O2O (online to off-line) que representa o movimento de empresas de comercio eletrônico ingressando em lojas físicas, e consequentemente em shopping centers. No mês passado, este foi objeto do meu artigo anterior, especifico sobre este assunto. Este fenômeno omnichannel que ainda está dando seus primeiros passos no mundo, tem se mostrado cada vez mais viável, com a tecnologia como grande aliada em tornar a compra online em um grande centro de experiências nas lojas físicas. Dentro deste tema, outros assuntos que mereceram destaques: phygital (experiência digital na loja física), pop-up stores, millennials e o seamless experience (experiência digital continua).

Outro tema bastante discutido foi o movimento do retailtainment (varejo + entretenimento) e do eatertainment (restaurante + entretenimento), com um número recorde de expositores –,  mostrando que o shopping center é cada vez mais um hub social e as pessoas buscam além de comprar, se divertir, confraternizar e se alimentar, mas de uma forma mais descontraída. Os exemplos recentes são as principais âncoras dos 2 novos shopping centers inaugurados este ano em Nova Iorque – O Le District, um mini templo gastronômico/temático em homenagem a gastronomia francesa no novíssimo Brookfield Place e o Eataly, ancorando o também novíssimo WTC Westfield, compondo o complexo do WTC. Em ambos os casos, as tradicionais lojas de departamentos que até então ancoravam os shopping centers, cederam espaços para estes templos de gastronomia com ênfase em muita experiência.

Os novos parques temáticos, com os temas da Mattel, como Barbie e Hot Wheels, os parques de trampolim, os conceitos de Family e edultainment, parques de esportes radicais, rodas gigantes e mais um vasto cardápio de opções mostram que o entretenimento definitivamente invadiu o universo dos shopping centers e devem aumentar sua presença física cada vez mais em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Outros temas debatidos foram o digital signage – cada vez mais presente nas lojas e nos shopping centers, o varejo de luxo, projetos imobiliários em destaque sendo construídos em vários países e a possibilidade de um amplo networking com executivos do mundo inteiro, fazem da visita um programa obrigatório para quem atua neste ramo, além é claro de poder usufruir da beleza sem igual da cidade de Cannes localizada na região da cote d’azur, que dispensa maiores comentários.

 

Por:

Marcos Hirai (marcos.hirai@gsbgh.com.br), sócio-diretor da  GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

Apostas para 2017 são franquias de menor investimento; saiba como evitar modismos

Próxima Postagem

Especialistas revelam as armas e a alma do varejo

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem

Especialistas revelam as armas e a alma do varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.