Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Após ameaçar sair do País, Audi decide retomar produção no Paraná

Retorno vai ocorrer no início de 2022, com a produção de dois novos utilitários esportivos

Redação de Redação
15 de dezembro de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
audi-decide-retomar-producao-no-parana

Quase um ano após ter suspendido as operações no Brasil, a Audi anunciou que vai voltar a produzir carros na fábrica compartilhada com a Volkswagen em São José dos Pinhais (PR). O retorno vai ocorrer no início de 2022, com a produção de dois novos utilitários esportivos (SUVs) – a segunda geração do Q3 e o inédito Q3 Sportback, que chegarão ao mercado em meados do ano.

O grupo ainda aguarda a decisão do governo federal sobre a devolução de créditos tributários que tem a receber desde quando aderiu ao programa Inovar-Auto, criado em 2012 para incentivar novas empresas a se instalarem no País, e encerrado em 2017.

Em setembro de 2020, quando anunciou que a fábrica suspenderia a produção no início deste ano, o presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, condicionou o retorno ao pagamento da dívida, ainda que de forma escalonada. Embora a questão não esteja 100% resolvida, ele disse estar otimista com uma solução do Ministério da Economia em breve.

Dessa decisão vai depender o valor do investimento na produção local. Inicialmente, a capacidade produtiva será de 4 mil veículos ao ano. Quando a linha foi inaugurada, em 2015, a eram 20 mil unidades, volume nunca atingido. Inicialmente, a operação será praticamente de montagem de partes dos veículos que serão importadas.

“A matriz queria encerrar a produção local, e não foi simples convencê-la”, afirma Roscheck, que ocupa o cargo desde 2017. “Levamos em conta quanto o consumidor valoriza a marca quando o produto é local. Significa também que acreditamos no País, na qualidade da fábrica e da mão de obra local”, afirma. “E a matriz entendeu.”

A dívida total do governo com créditos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) com as três marcas premium alemãs é de R$ 287 milhões. A maior parte (quase 70%) é com a Audi e o restante com a Mercedes-Benz – que fechou sua fábrica de carros em Iracemápolis (SP) em dezembro do ano passado e vendeu as instalações para a chinesa Great Wall – e a BMW.

Carros elétricos

A Audi também anunciou que vai investir R$ 20 milhões, em parceria com a rede de concessionárias, na instalação de postos de recarga rápida para carros elétricos em suas 42 revendas no País. Uma carga completa pode ser feita em 20 minutos. A marca, que globalmente terá toda a produção voltada a carros elétricos a partir de 2033, tem quatro modelos à venda no Brasil, que respondem por 5% dos seus negócios.

O grupo deve encerrar o ano com vendas de 6 mil automóveis. Não fosse a falta global de carros por causa da escassez de semicondutores, o volume chegaria a 10 mil, disse Roscheck.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: ShitterStock

Postagem anterior

Mormaii foca no online para superar baque da pandemia

Próxima Postagem

Mercado Livre vai entregar ‘familiares de presente’ no natal

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mercado Livre

Mercado Livre vai entregar 'familiares de presente' no natal

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.