Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Comércio de bairro investe em tecnologia e vendas aumentam na pandemia

Pesquisa mostra que 70% das lojas de bairro passaram a vendem por aplicativo

Redação de Redação
24 de junho de 2021
no Economia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Com a pandemia, pequenas lojas de bairro não ligadas a grandes redes ganharam a preferência do brasileiro e deram um salto tecnológico. Os mercadinhos se modernizaram de forma abrupta e, por diferentes caminhos, ingressaram nas vendas online.

Sondagem do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) com 100 varejistas de pequeno porte na capital paulista revela que quase a metade delas (46%) teve aumento de vendas com a pandemia. O crescimento foi puxado pela venda a distância, com 63% dos estabelecimentos registrando alta nessa modalidade.

A sondagem mostra que 70% das empresas vendem hoje por aplicativos. Mas 73% delas não usavam esse canal antes da pandemia.

Flávio Augusto Pandolfi, sócio-diretor do supermercado Yamato, com uma loja há 54 anos no bairro paulistano do Jabaquara, é um exemplo disso. Quando a pandemia começou, ele viu a sua venda presencial cair 30% do dia para a noite. Em contrapartida, as duas linhas fixas, usadas para receber pedidos de clientes antigos, ficaram congestionadas. Diante do grande volume, a venda por telefone ficou inviável.

Sem conhecimentos de informática, ele pediu socorro ao filho engenheiro, que direcionou as ligações das linhas fixas para o celular com aplicativo de mensagens. E o resultado foi imediato. “Aqueles 30% de perda foram revertidos, e explodimos de vender: cheguei a fazer 30 a 40 entregas por dia; normalmente, eram de 10 a 15”, lembra. A reviravolta nos negócios atingiu não só a loja de Pandolfi, mas milhares de mercados de vizinhança que tiveram um fôlego novo por causa do isolamento social.

Sobrevivência

O presidente do Sincovaga, Álvaro Furtado, não considera essa mudança um salto tecnológico, mas “um soluço de sobrevivência”. “Ou essas pequenas empresas faziam isso, ou morriam”, diz.

O avanço dos mercadinhos apareceu nas pesquisas da consultoria Nielsen. No primeiro trimestre deste ano, as vendas dos supermercados de bairro independentes cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume, na comparação com igual período de 2020. Entre todos os formatos pesquisados, o desempenho em valor das vendas dos supermercados independentes só ficou atrás do ganho no atacarejo, que cresceu 23,1%. Ainda assim, os independentes superaram a média de todos os canais de venda, que avançou 16,3% em valor.

O atacarejo, que vinha ganhando força desde crises anteriores, foi impulsionado pelo isolamento social porque a preferência passou a ser por compras de grandes volumes, diz Bruno Achkar, coordenador de atendimento da Nielsen. “Já o avanço das lojas independentes ocorreu por causa das restrições ao deslocamento.”

Investimento

Esse aumento no volume de negócios foi sentido por Eduardo Gandra, sócio do Supermercado Vip, com uma loja há 29 anos no bairro paulistano do Tatuapé. Inspirado pelas filhas adolescentes que são ligadas à tecnologia, meses antes da pandemia ele tinha iniciado vendas por meio de uma plataforma digital. “Só que os volumes eram tímidos.”

Mas, com a pandemia, as vendas virtuais aceleraram muito. Resultado: o empresário teve de investir para atender à nova demanda. Comprou uma perua para entregas, reservou um caixa da loja só para as vendas por aplicativo e contratou cinco pessoas para cuidar do delivery.

A venda online do supermercado, que cresceu 60% desde o início da pandemia, vem se mantendo. Os negócios da loja física avançaram 20% no período e agora recuaram um pouco. Mas o saldo ainda é positivo, diz Gandra, que foi encorajado a investir mais. “Tinha planos de ampliar a loja, mas estava acomodado. A pandemia foi a gota d’água”, reconhece.

Agora, ele iniciou obras para ampliar a loja, que terá área reservada para as vendas online e estacionamento para motos de entrega. “Em um ano, quero que a venda virtual represente dois dígitos no meu negócio.”

Pandolfi, do supermercado Yamato, vai continuar vendendo por aplicativos de mensagem, mas quer avançar. O plano é colocar a loja em redes sociais e ter aplicativo próprio. Sondagem do Sincovaga mostra que 79% das pequenas lojas estão investindo em redes sociais e 28% criaram áreas físicas para vendas não presenciais.

Para o consultor de varejo Eduardo Terra, presidente da SBVC, a venda online para os pequenos estabelecimentos veio para ficar. Ele alerta que, apesar dos porcentuais elevados de pequenas empresas que aderiram a esse canal, ainda há o “negacionismo digital”.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Os segredos do Sam’s Club para crescer na pandemia

Próxima Postagem

Total de empresas no País subiu 6,1% no pré-pandemia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Gol poderá acessar recursos para manter operações durante recuperação
Economia

Dona da Gol e Avianca fecha acordo para integrar a chilena Sky no grupo

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Reabertura-das-empresas-na-quarentena-min

Total de empresas no País subiu 6,1% no pré-pandemia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile