Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Faturamento do pequeno varejo encolhe 3,5% no mês de abril

É o que mostra o indicador Gyra Trends, da plataforma de soluções de crédito Gyra+

Redação de Redação
12 de maio de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Omnichannel: transformando a gestão de estoque

O impacto do lockdown durante o mês de abril sobre o pequeno varejo se traduziu em uma retração de 3,5% no faturamento. É o que mostra o indicador Gyra Trends da plataforma de soluções de crédito para micro e pequenas empresas Gyra+. A comparação é feita sempre considerando a média móvel de 12 meses do faturamento.

“O pequeno varejo sentiu o impacto do lockdown durante o mês de abril com forte retração nos resultados”, avalia o CEO da Gyra+, Roberto Cabernite. A queda do faturamento em abril não é inédita. Em março, o Gyra Trends já havia registrado uma retração de 2,5%.

O segmento de serviços, que mais vinha sofrendo com as restrições sociais por conta da pandemia, registrou no mês passado uma leve recuperação de 1%, depois de transitar pelo terreno negativo em março.

“No geral, observamos uma retração nas vendas online das pequenas empresas”, disse o executivo da Gyra+ ao se referir às quedas de 3,2% das vendas das lojas online e de 3,1% no caso das lojas físicas. Isso, de acordo com a Gyra+, tem a ver também com a entrada de grandes redes e marca nos canais digitais, que exerceu pressão sobre as pequenas empresas de e-commerce.

Carbenite também destaca o efeito de uma leve desaceleração no volume de crédito solicitado pelas micros e pequenas empresas junto à plataforma Gyra+ durante o mês de abril comparado com março.

Quando se avalia os segmentos, os destaques de altas foram os Produtos Alimentícios e Bebidas, com avanço de 6,2%; Equipamentos e artigos de uso doméstico, 2%; Equipamentos de TI, games e comunicação, 1,8% e Eletroeletrônicos, 0,1%.

As quedas ficaram por conta dos Produtos Farmacêuticos, Perfumaria e Cosméticos, com recuo de 0,2%; Outros Serviços, 0,2%; Peças e Acessórios para Veículos, 1,1%; Vestimenta, 3,2%, Artigos Médicos, Ópticos e Ortopédicos, 5,4% e Outro Segmento Comércio, com queda de 5,5%.

Com informações Estadão Conteúdo (Francisco Carlos de Assis)
Imagem: Bistock

Postagem anterior

Marketplace da Smiles quer atingir 1 milhão de pedidos em 2021

Próxima Postagem

O varejo físico e a vacina

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
O varejo físico e a vacina

O varejo físico e a vacina

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile