Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

A transformação das farmácias em ecossistemas de saúde

Anvisa estuda ampliar e diversificar os tipos de atendimento nesses estabelecimentos

Larissa Féria de Larissa Féria
6 de maio de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A integração entre as farmácias, convênios médicos e o sistema público de saúde para ampliar o acesso da população a diferentes serviços deve se acelerar em um futuro breve. Com a pandemia da covid-19, as farmácias passaram a fazer testes de covid e, mais recentemente, a aplicar vacinas em parceria com as prefeituras.

Hoje, farmácias e drogarias estão autorizadas a realizar apenas testes rápidos para glicose e covid-19, mas a Anvisa estuda ampliar e diversificar os tipos de atendimento. “Vai haver muita parceria com farmácias e planos de saúde no futuro, o que tende a baixar o custo no sistema. A telesaude nos ajuda muito nesse sentido”, disse Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), que representa cerca de 8.364 unidades farmacêuticas, de bandeiras como Drogaria São Paulo, Drogasil e Santo Remédio.

Como exemplo, ele citou países da Europa, Estados Unidos e Canadá, onde esse tipo de parceria já existe há décadas. “Se você for hoje numa farmácia na Italia, você pode fazer mapa, rolter, eletrocardiograma e outras coisas. Há 25 anos, eu entrei numa farmácia na Espanha e lá eles já faziam 20 testes rápidos com punção venal. Estamos, pelo menos, 25 anos atrasados em relação a alguns países da Europa, Canadá e Estados Unidos, onde testes, atendimento e consultórios na farmácia já são uma coisa corriqueira”, explica.

Primeiro passo

O primeiro passo foi dado com a parceria com as prefeituras para aplicação de vacinas de covid-19. Segundo Mena, a associação negocia com o Ministério da Saúde a utilização das farmácias na campanha de vacinação em todo o País.

“Nos colocamos à disposição do PNI [Plano Nacional de Imunização] e apresentamos em dezembro esse plano ao governo. Queremos fazer milhões de atendimentos. Neste momento, estamos fazendo poucos atendimentos porque as prefeituras nos chamaram”, diz.

A entidade desenvolveu até um aplicativo para facilitar o atendimento da população. Batizada de Vacina na Farmácia, a ferramenta indicará a farmácia mais próxima por meio de geolocalização. A pessoa se cadastra, escolhe o horário e recebe um QR Code para ser atendido com hora marcada.

“O aplicativo está pronto para ser lançado, falta só o PNI dizer ok para lançarmos. A ideia é que ele possa usar nas 5 mil farmácias brasileiras. Podemos aplicar 10 milhões de doses, pelo menos”.

Testes

Desde o início da pandemia, as drogarias brasileiras realizaram pouco mais de seis milhões de testes de covid-19, com preço médio de R$ 100. Desse total, 20,88% deram positivos para a doença.

A comercialização de testes, no entanto, representou aproximadamente 1% dos R$ 58 bilhões faturados em 2020.

Imagem: EBC

Postagem anterior

Varejistas europeus ameaçam boicote a produtos do Brasil

Próxima Postagem

Vendas da AB InBev crescem 24% no Brasil

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Vendas da AB InBev crescem 24% no Brasil

Vendas da AB InBev crescem 24% no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.