Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Modelo, custo, propósito, reputação e cliente: os 5 fatores de mudança do varejo

Tendências são apontadas por estudo da KPMG

Redação de Redação
20 de abril de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Mudança no varejo

Modelos de negócios e parcerias, custo de fazer negócios, propósito, reputação e o poder do cliente. Esses são os sinais críticos de mudança que, atualmente, influenciam o ambiente global de varejo, segundo a publicação da KPMG “Futuro do varejo: migrando do varejo para o comércio voltado ao consumidor”.

De acordo com o levantamento, essas tendências principais representam o motivo pelo qual o mercado está mudando diante da pandemia da Covid-19, passando do comércio tradicional para um modelo centrado no atendimento do consumidor, sem a necessidade de lojas.

“Com tudo o que vimos nos últimos meses no setor, mudanças radicais nos modelos de operação, acelerada digitalização e quebra de paradigmas, é hora de fazermos uma reflexão sobre o futuro do setor de varejo. Após a disrupção generalizada que o segmento sofreu no ano passado, e as notícias positivas de uma série de vacinas que estão surgindo, os varejistas devem começar a olhar e se preparar para a nova realidade que vai surgir,” analisa o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.

Veja, a seguir, os sinais de mudança apontados pelo estudo:

  1. Disrupção acelerada
    As escolhas que os varejistas fizerem nos próximos meses influenciarão o sucesso do negócio nos próximos cinco anos ou mais.
  2. Modelos de negócios e parcerias
    O crescimento dos ecossistemas de plataformas ao lado do omnicanal (que atua no online e no offline) está impulsionando a próxima onda de concorrência e a evolução do modelo de negócios.
  3. Cliente
    As expectativas e necessidades do cliente estão mudando rapidamente conforme o varejo passa de um modelo B2C (empresa para consumidor) para um modelo C2B (de consumidor para a empresa).
  4. Redução do custo de fazer negócios
    Com as margens de varejo sob pressão crescente e os custos aumentando em vários aspectos da cadeia de valor, a maioria reconhece que as maneiras convencionais de redução de custos não são mais suficientes para segurar as margens e garantir que o negócio esteja preparado para o futuro.
  5. Propósito
    Os clientes desejam que as empresas representem algo maior do que os produtos que vendem. A pandemia recente apenas mostrou a preferência do consumidor por organizações orientadas pelo propósito.

Comércio para o consumidor

Sobre o futuro do setor de varejo, a publicação apontou ainda que a palavra varejo deverá ser tornar redundante e será substituída por “comércio voltado ao consumidor”. Além disso, foram enumerados os sete tipos de modelos de negócios que terão sucesso no futuro:

  1. Negócios baseados em plataformas
    Os negócios de plataformas estão cada vez mais dominando os canais de entrada no mercado e adotando uma abordagem mais ampla para direcionar as ofertas B2B (empresa para empresa) e B2C (empresa para consumidor).
  2. Varejistas multinacionais
    Grandes multinacionais de varejo vão se transformar em empresas de plataformas e aumentarão a capacidade por meio de fusões e aquisições, além da entrada em novos mercados.
  3. Heróis nacionais
    Eles têm a vantagem de garantir uma base de clientes fiéis e aproveitar os programas de fidelidade para atender às necessidades dos clientes. Para melhorar o posicionamento, eles também precisarão se concentrar na criação de parcerias para aproveitar as sinergias e gerar escala.
  4. Varejistas baseados em valor
    Os varejistas de desconto têm sido um dos formatos físicos de crescimento mais rápido nos últimos dez anos. No entanto, eles atualmente precisarão estabelecer ou desenvolver uma proposta de valor online para sobreviver no futuro.
  5. Direto para o consumidor
    Em alguns casos, as marcas estão construindo as próprias capacidades para entregar essa proposta ou estão comprando-as e, mais frequentemente, estão alavancando negócios de plataforma para contornar os varejistas tradicionais e obter margens adicionais.
  6. Especialistas de categorias
    Oferecem produtos e serviços exclusivos e direcionados a uma categoria de varejo específica ou a um cliente definido.
  7. Varejistas independentes e mútuos
    Têm a capacidade de reunir e responder diretamente às mudanças nas necessidades da comunidade. Os locais independentes também estão ressurgindo como participantes viáveis, utilizando o online como base ou um canal adicional para o mercado.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Dafiti Group abre mais de 160 vagas, 30 delas para novo CD automatizado

Próxima Postagem

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.