Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Direitos do consumidor

Especialistas defendem atualização do Código do Consumidor, que faz 30 anos

Redação de Redação
11 de setembro de 2020
no Direitos do consumidor, E-commerce, Economia
Tempo de leitura: 2 minutos
LIDE Talks discute a inovação e a mudança no comportamento dos consumidores

Em meio à pandemia de Covid-19 e à consolidação das compras pela internet, o Código de Defesa do Consumidor completa, hoje, 30 anos de existência. E, apesar de a lei brasileira ser considerada uma das mais avançadas do mundo, especialistas defendem uma atualização para esses “novos tempos”.

O CDC aborda, por exemplo, a compra feita remotamente. Mas, quando ele foi criado, a internet ainda não estava popularizada e não era possível prever que a mudança nos hábitos de consumo seria tão grande.

“O consumidor, antigamente, ia à loja pesquisar, tomava a decisão e comprava o produto. [Hoje], esse processo de compra começa na internet. Ele obtém informações sobre produtos e serviços, compara preços, vai às redes sociais ouvir opiniões e reclamações. Depois, pode ir a uma loja física para experimentar produtos e serviços e negociar preços e condições com os vendedores”, destaca o coordenador do MBA de Gestão de Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ulysses Reis.

As mudanças foram aceleradas pela pandemia de Covid-19. Isso porque, com as medidas de isolamento social para evitar o contágio pelo novo coronavírus, as lojas do comércio de rua e dos shopping centers tiveram de ser fechadas. Muita gente passou, assim, a recorrer ao varejo digital.

“Esse comportamento, essa jornada do consumidor, era grande entre os mais jovens antes da pandemia. Agora, depois da pandemia, as pessoas de mais idade também adotaram esse comportamento”, avalia o professor.

Ele defende que o Código passe por uma atualização que englobe aspectos como a expansão dos canais de venda por meio de sites, aplicativos, redes sociais. “O CDC não prevê essas situações de comprar nesses diversos canais de venda. Ele não prevê quando o consumidor está migrando de um canal de vendas para ou outro e que a empresa tem de resolver problemas de contratos e atendimentos nos diferentes canais de venda”, exemplifica.

O diretor jurídico do Procon-RJ, Henrique Neves, concorda. Ele destaca que diversos artigos do CDC são aplicados por equiparação ao varejo digital e que o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais atualizam a legislação, ainda que de forma indireta. Mas Neves considera importante melhorar as regras contras as fraudes.

“Consumidores e fornecedores são, muitas vezes, vítimas de sites falsos. É uma das reclamações que a gente tem aqui e tem dificuldade de resolver”, afirma.

Com informações da Agência Brasil

Postagem anterior

Varejo tem forte alta em julho e alguns setores já atingem nível pré-pandemia

Próxima Postagem

Americanas, Submarino e Shoptime apostam em produtos exclusivos da Marvel

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Gol poderá acessar recursos para manter operações durante recuperação
Economia

Dona da Gol e Avianca fecha acordo para integrar a chilena Sky no grupo

11 de novembro de 2025
Deuna chega ao Brasil oferecendo inovações em meio de pagamentos no e-commerce
Economia

BC: bandeira de cartão terá de pagar transações em caso de falhas

11 de novembro de 2025
Camex se reúne hoje à tarde para zerar imposto de importação de alimentos
Economia

Inflação oficial desacelera em outubro e fecha em 0,09%

11 de novembro de 2025
Gastos com alimentação comprometem mais de 60% do salário do brasileiro
Economia

Lula regulamenta novas regras do vale-refeição e alimentação nesta terça; entenda o que muda

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Americanas, Submarino e Shoptime apostam em produtos exclusivos da Marvel

Americanas, Submarino e Shoptime apostam em produtos exclusivos da Marvel

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile