Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Estados avançam na reabertura e reduzem impacto negativo sobre o consumo

Redação de Redação
20 de agosto de 2020
no Foodservice, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, divulga dados atualizados sobre os impactos da Covid-19 nos comércios com os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e dos Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), com base nas transações diárias realizadas, em julho de 2020, a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo o território nacional.

Segundo os últimos resultados, o consumo no segmento de restaurantes registrou queda de 27,6% no valor total gasto no mês, acompanhada por uma redução de 47,5% no volume de transações realizadas com vale refeição (na comparação com as médias calculadas de julho de 2019). Além disso, o número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações em julho de 2020 foi 7,1% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

Em junho, o consumo neste mesmo segmento havia registrado diminuição de 33,5% no valor total gasto (em relação a junho de 2019), acompanhada por uma redução de 53,4% no volume de transações realizadas. Nos meses anteriores, as quedas registradas sobre o valor das transações foram de 22,8% (março), 49,7% (abril) e 39,1% (maio).

“A combinação desses resultados pode ser explicada pelas maiores restrições sanitárias sobre a operação das atividades, bem como o afastamento de trabalhadores dos seus locais de trabalho. Contudo, em comparação aos meses anteriores, é possível observar a queda desses impactos negativos, possivelmente relacionados ao retorno gradual à atividade desses estabelecimentos, mesmo em horários e níveis de ocupação limitados pelas autoridades locais”, destaca Cesário Nakamura, presidente da Alelo.

Com base nos dados, o consumo em supermercados encerrou o período com aumento de 4,8% no valor total gasto (em relação a julho de 2019), enquanto o número de estabelecimentos que registraram transações utilizando como meio de pagamento o benefício alimentação apresentou ligeira alta no período (+1,0%). Por outro lado, informações do último mês ainda revelam que o volume de transações realizadas em supermercados ainda é 14,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2019.

Segundo a Fipe, os últimos resultados apresentados tanto para o ICR quanto para o ICS estão em linhas com a recuperação observada em outros indicadores de atividade econômica, como produção industrial, vendas do comércio e serviços. Ainda que de forma parcial e com restrições, o comportamento dos indicadores aponta para retomada da vida econômica nos grandes centros urbanos, o aumento da circulação das pessoas nas ruas e da alimentação fora do domicílio.

Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS), acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), focam na evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up).

Dados regionais

Ao fazer um recorte regional, o levantamento revela que os efeitos da pandemia continuam se distribuindo de forma heterogênea sobre os estados brasileiros, refletindo a descentralização e as diferenças temporais entre os processos de fechamento e abertura das economias locais, bem como a interiorização da pandemia.

Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar que as regiões mais impactadas negativamente em julho foram a Nordeste (-34,2%) e Sul (-32,4%), contrastando com os menores impactos observados na média das regiões Norte (-21,8%) e Sudeste (-26,6%). A região Centro-Oeste ocupou posição intermediária, com a variação de -26,8%.

Os estados que registraram os maiores impactos negativos no valor gasto em restaurantes foram: Piauí (-59,9%), Maranhão (-57,3%), Roraima (-51,5%), Alagoas (-44,4%) e Bahia (-41,1%), contrapondo-se àquelas que apresentaram menor redução: Mato Grosso do Sul (-14,7%), Amazonas (-15,5%), Santa Catarina (-22,9%), São Paulo (-24,9%) e Goiás (-25,0%).

Em relação ao consumo em outras unidades federativas importantes, vale mencionar: Rio de Janeiro (-30,4%), Minas Gerais (-33,5%) Distrito Federal (-25,8%), Rio Grande do Sul (-34,4%) e Paraná (-37,9%).

* Imagem reprodução

Postagem anterior

E-commerce 2020: mercado deve faturar R$ 111 bi no Brasil

Próxima Postagem

O impulso para criar uma nova geração de Centros Comerciais Inteligentes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Intelligent-Automation-in-Retail

O impulso para criar uma nova geração de Centros Comerciais Inteligentes

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile