Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Experiência do cliente impulsiona canais digitais da Riachuelo

Redação de Redação
12 de agosto de 2020
no E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos
Riachuelo 2

Para atravessar o período desafiador do mercado devido aos impactos da pandemia, o Grupo Guararapes concentrou seus esforços na melhoria da experiência do cliente. O resultado foi um crescimento significativo nos canais digitais mesmo após a reabertura gradual das lojas físicas, com uma representatividade de 46,1% das vendas totais de mercadorias no 2T20.

Para atingir esse patamar e seguir avançando na operação multicanal, a companhia concluiu a integração sistêmica de 100% dos estoques (Ship from Store). Em fase de implementação, a solução aumenta a disponibilidade e otimização das vendas online com o apoio das lojas físicas, que funcionam como hub logístico avançado. As vendas pelo WhatsApp e pelo Drive-Thru, presente em 100% do parque de lojas, também contribuíram para o resultado.

A otimização de despesas também foi destaque no período, em um momento em que a companhia mantém importantes investimentos estruturais em transformação digital. No segundo trimestre de 2020 as despesas operacionais decresceram 33% na comparação com mesmo período de 2019, somado à geração de caixa operacional de R$227,5 milhões. A receita líquida consolidada totalizou R$885,8 milhões no 2T20, 52,4% menor que os R$1.860,7 milhões apurados no mesmo período de 2019.

Presença digital

A Riachuelo reforçou sua presença em diferentes plataformas e formatos de aderência do público. No período, a marca esteve em 46 lives com diversos artistas brasileiros dos mais variados estilos, sendo duas delas rankeadas entre as “top 5 lives mais vistas no mundo”. A empresa também ajustou o processo logístico e atendimento ao cliente no pós-venda para atender ao forte crescimento do e-commerce no período.

No segundo trimestre de 2020, a Riachuelo aumentou em 65% o tráfego no site da marca no comparativo com mesmo período do ano anterior, chegando a mais de 27 milhões de visitas e se mantendo na liderança frente a concorrência, conforme dados do Similarweb.

Desempenho da operação financeira

Em linha com o plano de negócios da companhia, os resultados do 2T20 foram ancorados em quatro vertentes: estratégia de recebimento, digitalização dos pagamentos, gestão orientada a dados (inteligência artificial) e remodelação de políticas.

O resultado foi uma menor preocupação com inadimplência futura e uma carteira de clientes remanescentes mais saudável. Revisão de taxas, campanhas e incentivos para recebimento pontual foram algumas das ações implementadas com o objetivo de alcançar melhores níveis de arrecadação. Desta forma, a companhia dobrou a quantidade de modelos e segmentações utilizados no ciclo de crédito e cobrança por meio de inteligência artificial, conseguindo aumentar em 59% seu índice de recebimento nas faixas de atraso superiores a 360 dias.

O Cartão Riachuelo encerrou o segundo trimestre de 2020 com ticket médio de R$204, valor 8% acima dos R$189 registrados no mesmo período do ano anterior. A receita da operação financeira totalizou R$541,4 milhões no 2T20, 12,7% menor que os R$619,9 milhões registrados no 2T19.

Seguindo a direção de tornar a Midway uma ampla e flexível plataforma digital de serviços financeiros, o Grupo Guararapes anunciou em julho a decisão de suspender o requerimento junto ao Banco Central para transformar a Midway Financeira em banco múltiplo e informou que submeterá ao órgão pedido de autorização para oferecer contas digitais em seu portfólio, por meio de uma estrutura mais ágil e otimizada, com foco nos serviços ao cliente.

Investimentos

Com um patamar de investimento crescente mesmo em um cenário economicamente adverso no país, os investimentos do Grupo em ativos fixos subiram para R$160 milhões no semestre, ante R$146 milhões relativos ao mesmo período de 2019. Destes, R$142,8 milhões (89%) foram destinados à Riachuelo e Midway, sendo R$103 milhões para infraestrutura de TI, R$12,8 milhões alocados em lojas novas e R$ 8,8 milhões direcionados para o E-commerce.

Alinhado à visão de negócio sem fronteiras, a companhia mantém para 2020 o início das parcerias com varejistas e indústrias para o seu Marketplace. O lançamento faz parte da estratégia de construção da plataforma de moda e lifestyle baseada na boa capacidade de gestão de marcas do grupo.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas de e-commerce crescem 41% no dia dos pais

Próxima Postagem

Especial Global Retail Show: Presidente do maior banco da América Latina participa de evento global

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Candido Bracher

Especial Global Retail Show: Presidente do maior banco da América Latina participa de evento global

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile