Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Cinco pontos de atenção sobre o futuro nos meios de pagamento

Redação de Redação
3 de junho de 2020
no Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos
Cinco pontos de atenção sobre o futuro nos meios de pagamento

O varejo é um dos segmentos que mais demandam inovação e eficiência nas soluções de formas de pagamento. Para falar sobre o tema, o Mercado & Consumo em Alerta reuniu Marcelo Azevedo, CFO do Grupo Boticário; Gueitiro Matsuo Genso, CEO do PicPay; Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do Banco Central do Brasil e Breno Lobo, chefe de subunidade do Banco Central do Brasil para um debate virtual.

Com a mediação de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza e de Arnaldo Blasques, cofundador da AJBlasques Consultoria, que possui anos de experiência no setor, o encontro gerou diversos insights que podem colaborar com diversos setores e segmentos.

1 – Revolução digital: o comportamento das pessoas foi totalmente alterado pela tecnologia e as interações entre pessoas e as instituições, entre elas o varejo, precisava de uma ferramenta mais dinâmica para suprir as dificuldades de uso e horários do dia para as transações e conciliação e prazo de recebimento na outra ponta;

2 – A infraestrutura do PIX permitirá uma descentralização bancária e alternativas aos adquirentes, permitindo maior competitividade e empoderamento ao varejo. Há também um caminho aberto para a criação de produtos financeiros;

3 – O Crédito será ressignificado. O varejo será o dono da informação e saberá avaliar a solvência de seus clientes. O próprio varejo poderá auxiliar a construir a vida financeira do seu consumidor;

4 – As possibilidade de compras touchless diminuem a fricção e tornam as operações mais ágeis e menos burocráticas, indo de encontro ao momento vivido com a COVID-19;

5 – A velocidade, disponibilidade 24/7, multiplicidade de casos de uso, conveniência para efetuar e receber o pagamento, informações agregadas, ambiente aberto para a adesão e a segurança irão diminuir a fricção, fraudes e problemas sociais que outros meios de pagamento podem causar.

Os participantes também compartilharam algumas dicas com a audiências, que listamos a seguir:

1 – O varejo terá acesso a informações mais robustas, rápidas, automatizadas e de fácil conciliação;

2 – Ferramenta ideal para pagamentos rápidos, sem grande necessidade de capital de giro;

3 – Para o e-commerce, a maior instantaneidade no processo torna mais ágil o processo de pagamento, reduzindo prazos de envio de produtos e melhor gerenciamento de estoques;

4 – O PIX tem potencial para reduzir sensivelmente o custo do varejo com o dinheiro;

5 – As barreiras de entrada permitirão um maior acesso aos varejistas para criarem engajamento de longo prazo com seus fornecedores e consumidores.

Enquete virtual

Durante o bate-papo a audiência foi convidada a participar de uma pesquisa virtual sobre as novas tecnologias para o varejo e o quanto as empresas estão preparadas para aproveitar as oportunidades geradas por estes novos modelos.

Para 28%, as empresas estão totalmente preparadas, com profissionais informados, planejamento e operações encaminhadas. Em segundo lugar, com 26% apontado como parcialmente preparada, com profissionais informados, pórem sem planejamento e operação estruturada. Na sequência 21% das pessoas acreditam que os profissionais estão informados, porém dependem de apoio externo para o planejamento e operação. Empresas pouco preparadas aguardando decisão sobre a adequação do negócio e nada preparadas, com a necessidade de mais informações para entender e adequar o seu negócio foram as duas menos votadas, com 12% e 14%, respectivamente.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Omnichannel será destaque em webinar Mercado & Consumo em Alerta

Próxima Postagem

“Conveniência é fundamental e os pagamentos instantâneos facilitam esse processo”, afirma CFO do Grupo Boticário

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Boticário e Natura são as marcas que oferecem a melhor experiência ao cliente

“Conveniência é fundamental e os pagamentos instantâneos facilitam esse processo”, afirma CFO do Grupo Boticário

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile