Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Covid-19: América Latina vive o início da normalização do varejo

Redação de Redação
21 de abril de 2020
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo_supermercado

As vendas de produtos de giro rápido (FMCG) nas seis maiores economias da América Latina se acomodaram e passaram por um momento de normalização do crescimento no contexto gerado pelo Covid-19, segundo estudo da Nielsen feito na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru na semana de 23 a 29 de março.

O movimento ocorreu após a forte alta nas semanas de 9 a 22 de março, no período pré-quarentena, em um claro comportamento de abastecimento para a vida mais restrita imposta pela Covid-19. O desenvolvimento do período estudado pela Nielsen é semelhante ao registrado pela China, Espanha e Itália em períodos similares.

De acordo com o levantamento, os países que apresentaram queda nas vendas de FMCG no varejo moderno ainda durante a crise do Covid-19, na comparação com a mesma semana de 2019, foram Brasil (-5%), Chile (-16%) e Colômbia (-2%). Apenas Argentina, México e Peru tiveram altas de 55%, 19% e 4%, respectivamente. No entanto, esses percentuais são bem menores que os registrados na semana anterior (16 a 22 de março), quando Argentina, Colômbia e Brasil registraram crescimentos de 112%, 111% e 75%, em relação ao mesmo período do ano passado.

O desempenho deste último intervalo de março analisado pela Nielsen coincide também com o fato de todos os países estarem no “Estágio #5 – Vida Restrita”. Ou seja, nesta etapa, como as visitas ao ponto de venda são restringidas, há uma preocupação com a possibilidade de substituição de produtos esgotados e um possível aumento de preços.

Saúde

Os produtos relacionados à saúde tiveram um salto de consumo, como o álcool gel no Peru, por exemplo. Lá a expansão foi de 1120% no comparativo com a mesma semana de 2019. Foi a alta mais significativa entre os seis países analisados. A Argentina registrou crescimento de 54% na procura por itens desta categoria, Chile, 10%, e México, 3%. Brasil e Colômbia tiveram quedas de -12% e -10%, respectivamente.

Limpeza

Na cesta de limpeza, apenas Argentina (+83%) e México (+36%), apresentaram aumento nas compras de produtos do segmento. O Brasil teve uma variação positiva de 1%, enquanto Colômbia, Chile e Peru mostraram desempenhos negativos de -7%, -6% e -2% no período.

Alimentos

E, se até este momento, a reposição de alimentos vinha impulsionando as vendas, na comparação entre os dias 23 de março e 29 de março de 2020 com o mesmo período de 2019, a Nielsen verificou quebras nas compras do Chile (-15%), Colômbia (-5%) e Brasil (-1%). Já Argentina, México e Peru mantiveram o ritmo de compras de reposição, com altas de 57%, 22% e 11%, cada.

Em quatro dos principais mercados consumidores da América Latina, a procura por alimento de preparo rápido aumentou. Sendo assim, argentinos, mexicanos, peruanos, colombianos e brasileiros compraram mais produtos desta categoria. As altas foram de: 76%, 39%, 38%, 18% e 7%, respectivamente. Além disso, os snacks também estão com vendas em ascensão na Argentina (+78%), México (+22%), Peru (+20%) e Colômbia (+4%).

Reposicionamento

Com a alta demanda apresentada durante a preparação para a quarentena, o mercado varejista enfrentou desafios importantes em sua cadeia de suprimentos e na disponibilidade de mão de obra qualificada. Essas situações afetaram, especialmente, as primeiras semanas na logística de entrega.

De acordo com uma pesquisa especial sobre Covid-19 realizada com varejistas na América Latina no mês de março, algumas medidas foram tomadas rapidamente por esses players para garantir a segurança dos seus clientes e funcionários e, ao mesmo tempo, assegurar o abastecimento dos lares.

Dessa forma, foi possível reduzir a ruptura em gôndolas e melhorando a logística de entrega. Para isso, 60% dos varejistas declararam ter ampliado seus sistemas de entregas aos consumidores. Dentro desse quadro, 64% dos estabelecimentos optaram por reduzir o número de pessoas dentro das lojas como forma de proteção. Confira abaixo alguns destaques:

Para mais informações sobre análises globais da Nielsen em relação à Covid-19, acesse este site.

Com informações do portal E-commerce Brasil.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Cargill e USP promovem hackathon para apresentar soluções para Foodservice no pós-pandemia

Próxima Postagem

Empenho hoje está nos setores aéreo, automotivo e varejo, diz presidente do BNDES

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
varejo na crise

Empenho hoje está nos setores aéreo, automotivo e varejo, diz presidente do BNDES

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.