Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Vendas nos shoppings Multiplan crescem 6,8% no 4º trimestre de 2019

Redação de Redação
19 de fevereiro de 2020
no Malls, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Jundiai Shopping Multiplan

Os resultados da Multiplan no quarto trimestre de 2019, divulgados nesta segunda-feira (17/02), mostram aumento nas vendas e crescimento da taxa de ocupação dos shopping centers do grupo, além de ampliação da receita de aluguel e queda no custo de ocupação.

As vendas dos lojistas cresceram 6,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 5,2 bilhões, novo recorde desde a abertura de capital da Companhia, em 2007. No ano, as vendas alcançaram R$ 16,3 bilhões, alta de 5,4% sobre 2018.

Já as vendas na Black Friday aumentaram 23% em relação ao mesmo dia do ano anterior, demonstrando uma maior importância e popularização do evento. A época de Natal ainda predomina como principal evento de varejo, com dezembro representando quase a metade (45%) das vendas totais do quarto trimestre – contra 30% em novembro e 25% em outubro.

“Com o aumento do peso dos segmentos de serviços, entretenimento e alimentação, vemos uma maior distribuição de vendas ao longo do ano. Observamos também um crescimento da relevância da Black Friday”, afirma Armando d’Almeida Neto, diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan. “A empresa registrou, no período, forte crescimento operacional e segue gerando oportunidades de crescimento, com bons investimentos. Entramos em 2020 com boas perspectivas para o ano”, acrescenta.

A taxa de ocupação nos shoppings Multiplan no quarto trimestre chegou a 98%, a mais elevada desde o primeiro trimestre de 2016 e bem acima da média brasileira em 2019, estimada em 95,2% pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Frente ao trimestre anterior, a evolução foi de 41 pontos base. Na comparação com o mesmo período de 2018, o aumento foi de 48 pontos base.

A receita de aluguel também aumentou (6,1% no ano) – com quatro shoppings registrando crescimento de dois dígitos – e impulsionou o avanço da receita bruta, que chegou a R$ 1.460 bilhão em 2019, resultado 5,9% maior que em 2018. A receita líquida avançou 5,5% no trimestre e encerrou o ano com alta de 6,2%, alcançando R$ 1.328 bilhão em 2019.

Já o custo de ocupação dos lojistas caiu 15 pontos base para 11,6% no quarto trimestre, encerrando o ano em 12,6%, cinco pontos menor que em 2018 e 14 pontos abaixo da média dos cinco anos anteriores. Contribuíram para esta economia medidas de controle e redução de custos de condomínio, a exemplo da usina fotovoltaica desenvolvida pela Multiplan no ano passado para abastecer 100% da demanda energética do VillageMall, no Rio de Janeiro, com energia limpa.

Menor custo médio da dívida bruta

O resultado operacional líquido (NOI), indicador que representa a soma da receita das propriedades descontadas as despesas necessárias para operá-las, atingiu R$333,1 milhões no quarto trimestre, crescendo 4,7% em relação ao mesmo período de 2018. Em 2019, o NOI totalizou R$1,2 bilhão, aumento de 5,5% na comparação anual.

O EBITDA cresceu 9,9% sobre o quarto trimestre de 2018, chegando a R$ 253 milhões, e fechou o ano a R$ 932 milhões. O lucro líquido cresceu 26,3% para R$ 142 milhões no quarto trimestre, batendo R$ 471 milhões em 2019. Já o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) somou R$ 196,7 milhões no quarto trimestre, um aumento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2018, e chegou a R$ 700,2 milhões no ano.

A Multiplan registrou o menor custo médio da dívida bruta na história da Companhia (5,35% ao ano), resultante de redução na taxa Selic, renegociação de contratos e gestão da dívida.

A Companhia encerrou o ano com valor de mercado de R$ 19,9 bilhões. A média diária do número de negócios com a ação da Multiplan (MULT3) cresceu 80% de 2018 para 2019. Já o número de investidores pessoa física subiu 125% no ano, passando de 2.395 para 5.400.

Investimentos de R$ 787 milhões em 2019

A companhia investiu R$ 787 milhões em 2019 em desenvolvimento de novos projetos, revitalizações e aquisições de participação minoritárias. Entre os principais projetos para 2020 estão o ParkJacarepaguá, 20º shopping da Multiplan, no Rio de Janeiro, e as expansões do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, e do DiamondMall, em Belo Horizonte, anunciada nesta segunda-feira.

A Companhia também anunciou, em janeiro deste ano, um novo investimento na Delivery Center, empresa pioneira na integração do varejo online ao físico, à qual a Multiplan se associou em 2019. O plano de expansão e consolidação da Delivery Center permitirá expandir seu serviço de vendas e entrega para mais varejistas no portfólio da Companhia, aumentando assim a importância do superapp da Multiplan, o Multi, no cotidiano dos consumidores.

O superapp foi lançado em agosto, com objetivo de oferecer mais comodidade aos clientes e uma vitrine virtual os lojistas dos shoppings, e hoje já acumula 160 mil downloads, além de estar presente em 18 shoppings da Multiplan.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Walmart vê crescimento tímido em vendas online

Próxima Postagem

Arcor traz novidades para a Páscoa 2020

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Páscoa Arcor

Arcor traz novidades para a Páscoa 2020

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile