Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Perspectivas para 2015: a recuperação da economia norte-americana e algumas incertezas no cenário econômico brasileiro

Redação de Redação
22 de janeiro de 2015
no Artigos, Entrevistas, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos

O NRF Retail´s Big Show é, sem dúvida, um excelente indicador do humor da economia e do mercado norte-americano, podemos sentir no tom das palestras, temas abordados, soluções mostradas e cases apresentado qual o foco das maiores empresas do mundo, bem como dos seus principais executivos.

O que pudemos observar em 2015 na imponente feira de exposições e no pavilhão de palestras foi um clima de maior otimismo, além de um maior desejo de “voltar a sonhar”, entretanto, era ainda evidente a dose relevante de realismo e pragmatismo, características essas bem marcadas nos últimos 2 ou 3 anos de NRF, em que o clima era de maior incerteza, resultados menos expressivos e onde a ordem do dia era o foco em produtividade e custos.

O clima de otimismo não é em vão. Entre as economias maduras, a norte americana é, sem dúvida, a economia que apresenta os melhores sinais de recuperação, influenciada positivamente principalmente pela retomada do crescimento da economia doméstica, resultado do plano de recuperação econômica do FED (banco central norte americano) que injetou trilhões de dólares na economia local.

O resultado foi o crescimento anualizado de 5% no 3º trimestre de 2014 , o crescimento mais forte desde 2003, assim, em termos absolutos, a economia americana cresceu mais do que a chinesa neste período.

O crescimento do PIB foi fortemente influenciado pelo consumo doméstico, assim, o varejo norte-americano continua sendo protagonista na maior economia do mundo e os dados recentes de crescimento mostram um vigor surpreendente.

E o Brasil?

Já no Brasil, a expectativa é que os principais fatores macroeconômicos que direcionam o consumo mantenham suas tendências atuais em 2015, sejam eles o emprego, a renda, o crédito e a confiança do consumidor.

Apesar do cenário desafiador, há boas expectativas para o varejo brasileiro em 2015, respaldado pela manutenção do emprego, crescimento da renda e com potencial melhoria da confiança do consumidor, assim, espera-se que o varejo continue crescendo acima do PIB em 2015 contribuindo positivamente para o crescimento desse indicador.

**Leia o artigo completo na proxima edição da Revista Mercado & Consumo.

Eduardo Yamashita (eduardo.yamashita@gsmd.com.br), diretor do Núcleo de Estudos e Projeções Econômicas da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

A GS&MD ainda realizará o Pós-NRF Big – evento que reune as principais tendências apresentadas durante o NRF Retail´s Big Show 2015, em três diferentes cidades. Confira abaixo as datas para cada um deles:

03 de fevereiro – Rio de Janeiro

05 de fevereiro – São Paulo

10 de fevereiro – Recife

Ingressos pelo Ingresso Rápido: http://goo.gl/lL0kIQ

Postagem anterior

DE VOLTA AO FUTURO

Próxima Postagem

Momentum 601 | Mãos à obra

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Artigos

Na guerra de narrativas, a primeira vítima é a verdade

10 de novembro de 2025
Artigos

A importância de cuidar da saúde mental no varejo

7 de novembro de 2025
Artigos

O varejo na era das experiências inteligentes

7 de novembro de 2025
Artigos

O futuro era muito melhor antigamente

6 de novembro de 2025
Artigos

Pulverização e capilaridade como estratégia na construção civil

5 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Momentum 601 | Mãos à obra

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile