Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Futebol domina o mercado esportivo brasileiro, mas outras modalidades têm grande potencial de crescimento

Redação de Redação
5 de dezembro de 2019
no Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, acontece o Summit Sportlab, evento que traz líderes do esporte para tratar de temas como gestão e governança. Para falar sobre entretenimento no esporte, subiram ao palco do evento Pedro Henriques, diretor-executivo do Esporte Clube Bahia; Daniel Mourão, diretor de Marketing do UFC Latam e Gustavo Hazan, diretor da EY para realizar o painel “Esporte: um negócio de entretenimento e mídia”. A conversa contou com a moderação de Rodrigo Capelo, jornalista do Globo Esporte e SporTV.

Luiz Paulo Moura, sócio-diretor da Sportlab, abriu o evento destacando o Movimento Esporte Brasil, que tem como objetivo “atuar na evolução da gestão e governança do esporte brasileiro”.

Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, comentou o enorme potencial do esporte brasileiro, que precisa ser melhor aproveitado. “O esporte é outro setor no Brasil em que estão alguns elementos dos brasileiro. Temos talento, competência, gente, recursos, mas, muitas vezes, nos falta gestão e capacidade de evoluir e converter estes elementos todos em benchmarking global”, afirmou.

Capelo trouxe um panorama da evolução do mercado do futebol. “A televisão trouxe uma mudança, porque se antes tínhamos apenas a bilheteria, passamos a ter um grande mercado. O Clube dos 13 foi o primeiro grande acordo de transmissão, feito com a Globo”, contou.

“Eu digo que se o esporte fosse um país, seria a 7ª ou 8ª maior economia do mundo. É um mercado de 2,2 trilhões de dólares”, analisou Hazan. De acordo com ele, o futebol tem uma representação econômica enorme no Brasil, predominando fortemente no mercado esportivo. “Somando as cinco maiores ligas, temos um mercado de 17 bilhões de dólares”, resumiu.

O UFC, por outro lado, é um esporte que vem crescendo fortemente no país, se destacando neste mercado disputado, conforme explicou Mourão: “O UFC é uma empresa relativamente nova, tem 26 anos. Sempre nos vimos como uma empresa que gera conteúdo. É interessante ver que criamos um esporte, que o MMA não existia. Mas atualmente já são mais de 500 eventos realizados em 170 cidades no mundo. A cada evento atingimos 1 bilhão de casas no mundo, não importa onde ele esteja acontecendo e a receita vem principalmente desta distribuição de conteúdo”.

O executivo do UFC acredita que nenhum esporte deveria depender de ídolos. “Porque hoje tem ídolo e amanhã não tem mais. E aí, o que acontece? Nosso auge foi em 2011, 2012, quando tínhamos alguns atletas muito carismáticos, como o Anderson Silva, que fez diversos comerciais. Mas não podemos nos depender disso e percebemos isso. Tanto que em 2014 nós nos reestruturamos para diminuir essa dependência”, disse Mourão.

Henriques comentou que o Bahia atuou para mudar a sua imagem, para ser reconhecido como um clube democrático e popular. “Nossas ações começaram a gerar interesse de outros players do mercado. Fizemos uma campanha no Dia dos Pais sobre a paternidade responsável, com a realização de testes de paternidade”, contou o diretor do clube.

Ele explicou que esta visão democrática se reflete de várias formas. “Temos que ser responsáveis, por mais que a gente queira ter uma superevento, há uma diferença até cultural. Temos que dar acesso ao estádio para as camadas mais pobres da população”, resumiu.

Hazan destacou que é preciso melhorar a infraestrutura da indústria esportiva brasileira, sendo preciso investir. Por isso, em muitos aspectos, o Brasil fica atrás dos Estados Unidos e de países europeus, devido à escassez de recursos e falta de estruturação.

Os participantes destacaram que é preciso engajar o torcedor, ir além do resultado das partidas. “Meu time perdeu não vou mais ao próximo jogo, não é assim. Eu vou à próxima partida, vou levar minha família e meus amigos, porque é um evento legal, é uma experiência bacana”, esclareceu Mourão.

Imagem: Mateus Souto/R1

Postagem anterior

Apps respondem por 27% das vendas online do segundo trimestre

Próxima Postagem

Como a digitalização da sociedade impacta a indústria de patrocínio esportivo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Como a digitalização da sociedade impacta a indústria de patrocínio esportivo

Como a digitalização da sociedade impacta a indústria de patrocínio esportivo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.