Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Conteúdo digital é a fórmula para esportes menos populares conquistarem patrocinadores e fãs

Redação de Redação
23 de novembro de 2019
no Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

O futebol é o esporte favorito do brasileiro e, em se tratando do mercado de patrocínio e marketing, ele fica com a maior fatia. A distância para os demais colocados é muito grande. “O futebol fica com aproximadamente 60% dos patrocínios no Brasil”, afirmou José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom.

Os demais esportes com forte presença no Brasil são o basquete, o vôlei e o automobilismo. Estas modalidades competem entre si, já que o mercado esportivo brasileiro movimenta algo em torno de 10 bilhões de reais, segundo estimativas, e metade fica com o futebol.

Ao se falar das modalidades olímpicas, a situação é ainda mais grave. “Você tem nos esportes olímpicos uma ausência de patrocínio muito grande. 2019 foi o pior ano nos últimos dez anos em termos de patrocínio de esportes olímpicos”, comentou o executivo do Ibope Repucom.

Para gravar ainda mais este cenário, o governo federal retirou o seu apoio financeiro. “Ele era um dos grandes patrocinadores do esporte e o principal patrocinador do futebol, através da Caixa, mas não só dela. Banco do Brasil, Correios e Furnas também patrocinavam. A combinação da saída do governo federal e a recessão econômica abalaram bastante. 2019 foi um ano muito difícil para o patrocínio esportivo”, descreveu Colagrossi.

Ele define ainda que vivemos em um ciclo vicioso, pois é necessário investir para ter visibilidade, mas apenas quem tem visibilidade recebe os investimentos. E muitos esportes menos populares possuem torcedores no país. O futebol americano, por exemplo, possui cerca de 15 milhões de fãs no Brasil, segundo estimativas do Ibope Repucom, mas nem todas as empresas conhecem este mercado em potencial ou desejam investir nele.

O especialista defende que o caminho para reverter este quadro é a geração de conteúdo digital exclusivo, que pode popularizar e divulgar esportes menos populares, de uma forma que não era possível até então. “O fã adora consumir coisas interessantes e conteúdo proprietário digital é o principal caminho para você atrair público. Gerar conteúdo interessante, que as pessoas queiram ver e viralizem é a maior estratégia”, afirmou Colagrossi.

Ele defende ainda a integração digital. “Fazer com que os perfis sociais das confederações, federações ou ligas sejam interativos para que o fã possa ser reconhecido na sua paixão. Para que ele possa interagir, receber resposta. Postar conteúdo de fã é muito importante”, esclareceu.

O executivo acredita que as ligas e times precisam gerar valor de marca dos patrocinadores nas mídias sociais. “Esta estratégia não é nova. Tem gente no Brasil que faz isso extremamente bem. Um exemplo é a Confederação de Rugby, que faz isso há anos com enorme sucesso. Por isso atraiu patrocinadores do calibre do Bradesco”, contou o especialista.

Este assunto será abordado durante o Summit Sportlab, no painel “Como a digitalização da sociedade está impactando a indústria de patrocínio esportivo”, que contará com a participação de José Colagrossi. O evento será realizado em 5 de dezembro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e contará com a presença dos principais líderes e executivos do esporte brasileiro para debater os novos caminhos para a gestão e governança do esporte brasileiro. O encontro é realizado pela Sportlab em parceria com a associação SOU DO ESPORTE.

SERVIÇO – SUMMIT SPORTLAB
Data: 5 de dezembro
Horário: 8h às 20h
Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo, SP
Website: http://esportebrasil.net.br/
Sympla (+ transmissão ao vivo): https://www.sympla.com.br/esporte-brasil-summit-sportlab–v-premio-sou-do-esporte__683193

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Olimpíadas de Tóquio prometem trazer muita tecnologia e transmissão digital

Próxima Postagem

Esporte brasileiro evolui em termos de governança e transparência

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Esporte brasileiro evolui em termos de governança e transparência

Esporte brasileiro evolui em termos de governança e transparência

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.