Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Ações e Resultados em 2015 – Orçamento Base Zero

Redação de Redação
3 de dezembro de 2014
no Artigos, Logística
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

O ano de 2015 começou muito antes de 1º de janeiro para a maioria dos executivos brasileiros. Desde as eleições de outubro, já falávamos sobre o novo ano, o cenário econômico e as dificuldades que estão por vir. Parece haver um consenso de que o período será marcado por grandes desafios com intensidades compatíveis à atuação dos governantes recentemente eleitos.

[the_ad id="138406"]

Há, entretanto, medidas que podem ser realizadas visando preparar as organizações para o cenário futuro e obter um resultado superior em 2015. Inicialmente falarei sobre o Orçamento Base Zero.

OBZ é uma metodologia para geração da previsão orçamentária que, ao contrário do orçamento tradicional, não parte de despesas históricas para definição do budget futuro. A ideia inicial é que todas as contas do orçamento devem ter suas premissas analisadas e relacionadas às necessidades estratégicas da organização.

[the_ad id="99067"]

A apresentação das propostas orçamentárias deve utilizar um modelo onde os trade offs entre investimento e retorno são apresentados de forma estruturada. Isso permite aos gestores uma melhor análise e comparação entre as diversas alternativas apresentadas. Diante de um cenário de incertezas é nítido o benefício obtido através dessas informações.

A hierarquia orçamentária

Obtém-se também uma hierarquia orçamentária, permitindo direcionar seus investimentos e suas despesas de forma organizada. Na prática, resulta em um alinhamento prévio das medidas a serem adotadas quando as vendas não corresponderem ao planejado e, por outro lado, dos investimentos prioritários caso o resultado esteja superando as expectativas, são os chamados pacotes.

Pacotes são decisões de investimentos que serão executados/liberados no decorrer do período, conforme os resultados venham acontecendo. No debate orçamentário, eles já foram individualmente validados e priorizados pelos gestores da organização e os responsáveis pelas contas do orçamento.

Já no orçamento tradicional, os debates sobre budget futuro se concentram em incrementos percentuais, considerando despesas históricas, sem questionar eficiência e valor agregado. E os cortes orçamentários costumam utilizar um critério de linearidade que prejudica os gestores eficientes e com operações já sadias.

Outro benefício significativo do Orçamento Base Zero é uma mudança cultural importante, pois une pessoas de todos os níveis hierárquicos em torno de objetivos iguais e alinhados a estratégia da organização.

O programa costuma ser baseado na análise matricial das linhas do orçamento onde o gestor do centro de custo faz as justificativas da sua seção e o gestor responsável pelo total de gastos justifica a projeção dos mesmos.

Grande parte do trabalho é realizada em workshops. O compartilhamento de informações e objetivos é difundido através das áreas, elevando o comprometimento dos colaboradores. Aqui há outra grande diferença em relação ao orçamento tradicional com seu processo centralizado e análises meramente incrementais.

Em termos históricos, o desenvolvimento do OBZ é creditado a Peter Phyrr devido a sua implantação na Texas Instruments na década de 1960 e cujos resultados foram publicados na Havard Business Review em 1970. No Brasil já foi aplicado por várias empresas sendo um dos pilares orçamentários da AMBEV.

Nos projetos realizados para desenvolvimento do Orçamento Base Zero em nossos clientes observamos a importância de prover treinamento específico aos gestores visando permitir a mudança de mentalidade, eliminando os comparativos entre esse modelo e o tradicional. Após a capacitação fica evidente serem processos distintos que devem ser conduzidos, preferencialmente, de forma independente. O OBZ pode ser implantado em qualquer momento da organização, sem a necessidade de acompanhar o período fiscal ou a cronologia do orçamento tradicional.

Após essas informações fica explicito que a execução do Orçamento Base Zero é um processo intenso em qualquer organização, porém os ganhos financeiros são facilmente mensuráveis e o orçamento passará a ocupar um de seus papeis principais: assegurar a sobrevivência da empresa em qualquer cenário que ela venha a enfrentar.

Artur Motta (artur.motta@gsmd.com.br), Diretor de consultoria da GS&MD – Gouvêa de Souza.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

DESTAQUES DO NRF RETAIL´S BIG SHOW: Uma conversa com o Dr. Ben S. Bernanke, presidente do Federal Reserve dos EUA

Próxima Postagem

Varejo Exportação – As marcas brasileiras que fazem sucesso em Nova Iorque

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Logística

Nordeste e Sul-Sudeste lideram movimentação de pacotes no Brasil

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Greve nos portos nos EUA pode interromper comércio de fertilizantes
Economia

Regulamentação da BR do Mar vai reduzir custos logísticos de 20% a 60%, diz Costa Filho

16 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Próxima Postagem

Varejo Exportação - As marcas brasileiras que fazem sucesso em Nova Iorque

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.