Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Alta Performance nas Cadeias de Valor

Redação de Redação
1 de dezembro de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil vive um momento marcado pelo início de um novo período presidencial e com generalizadas e cautelosas expectativas sobre os impactos no desenvolvimento dos negócios, que virão dos necessários e inadiáveis ajustes que serão feitos na economia.

Em uma perspectiva mais estratégica, é reconhecido que o consumo foi a base do ciclo de desenvolvimento recente e pode ser ainda expandido porém, é necessária a busca de formas de incentivo a determinadas áreas industriais que por força do pressão global associada com aspectos internos, perderam capacidade competitiva com reflexos no crescimento e no emprego do setor.

O varejo pode assumir maiores compromissos e responsabilidades com o futuro do país, ciente das responsabilidades inerentes ao setor que teve o maior crescimento recente do emprego na área privada do país e que se mostra competitivo dentro do cenário global por conta de suas próprias características e por ter focado a busca da alta performance nesse período recente.

Esse desejo de ampliar sua responsabilidade deve ser traduzido na proposta do varejo de ser agente de transformação estrutural do mercado disseminando ideias e práticas de alta performance para toda a cadeia de valor.

A característica do varejo global ser um setor sob constante pressão por conta de consumidores cada vez mais informados e instrumentalizados para obter mais por menos faz com que, em todo mundo, o segmento de distribuição e as maiores corporações globais varejistas estejam assumindo um papel mais relevante e estratégico.

Essa relevância se traduz no aumento de sua participação na economia e na multiplicação de negócios a partir do varejo incluindo novos formatos e bandeiras, a expansão do comércio eletrônico, a incorporação de mais serviços, a expansão de negócios na área financeira, o crescimento da participação das marcas próprias e a ampliação dos mercados globais em que atuam as maiores corporações.

Esse protagonismo estratégico do varejo contribui para o processo em que as marcas e indústrias de consumo evoluem para a criação de negócios no setor, expandindo e integrando atividades como é o caso de empresas no mundo todo que passaram a atuar em novos modelos envolvendo a operação de varejo tais como Apple, Nespresso, Procter & Gamble, Nestlé, Nike, Samsung, Ralph Lauren, só para citar algumas, e mais especificamente, todas os fabricantes dos segmentos de carros, motos e do setor de luxo.

No Brasil não é diferente pois muitos segmentos industriais de consumo se reinventaram estrategicamente ao encontraram na operação de varejo o caminho para serem competitivos e gerarem diferenciações relevantes perante o consumidor, sendo particularmente importante nos setores de eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, vestuário, moda e calçados, mas também avançando para alguns segmentos de alimentação e bebidas.

Esse processo de integração da Cadeias de Valor em busca de Alta Performance pode ocorrer a partir das indústrias e das marcas ou a partir do varejo.

Quando ocorre a partir das indústrias e das marcas está normalmente associado a uma opção estratégica sobre a importância na internalização da visão, desejos e demandas dos consumidores no negócio industrial e, de forma geral, determina profundas alterações na estrutura e na cultura dessas empresas.

Quando ocorre a partir do varejo, como é o caso do setor de moda, com os conceitos de Fast Fashion, também gera profundas alterações pois é balizada na visão de consumidores que buscam o trinômio produto-preço-diferenciação e toda a cadeia precisa ser repensada para viabilizar a entrega do mais por menos, sendo os exemplos mais eloquentes os que envolveram as marcas do grupo Zara no mercado global e da Riachuelo-Guararapes no Brasil.

Essa visão da transformação estrutural de mercado e negócios é algo que só tenderá a ampliar e diversificar e estamos assistindo a um número cada vez maior de corporações, do lado da indústria e do varejo, em âmbito global ou local, trilhando esse caminho para se manterem competitivas e o moderno varejo brasileiro pode contribuir para a formação de Cadeias de Valor de Alta Performance, integrando de forma virtuosa todo o processo produtivo em busca maior produtividade, eficiência e competitividade nos mercados local e global para produtos, categorias, segmentos, marcas e serviços.

Muito provavelmente esteja nessa constatação, da contribuição do moderno setor varejista brasileiro para o desenvolvimento competitivo das Cadeias de Valor, a próxima missão que o setor se propõe para uma maior uniformidade do desenvolvimento brasileiro.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Black Friday movimentou R$ 316 milhões até as 15h no comércio eletrônico brasileiro. Prazo de entrega é principal entrave.

Próxima Postagem

DESTAQUES DO NRF RETAIL´S BIG SHOW: Uma conversa com o Dr. Ben S. Bernanke, presidente do Federal Reserve dos EUA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Artigos

Na guerra de narrativas, a primeira vítima é a verdade

10 de novembro de 2025
Artigos

A importância de cuidar da saúde mental no varejo

7 de novembro de 2025
Artigos

O varejo na era das experiências inteligentes

7 de novembro de 2025
Artigos

O futuro era muito melhor antigamente

6 de novembro de 2025
Artigos

Pulverização e capilaridade como estratégia na construção civil

5 de novembro de 2025
Próxima Postagem

DESTAQUES DO NRF RETAIL´S BIG SHOW: Uma conversa com o Dr. Ben S. Bernanke, presidente do Federal Reserve dos EUA

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile