Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Mercado seletivo

Redação de Redação
27 de novembro de 2014
no Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 4 minutos

Acostumada a gordos índices de crescimento desde a virada do século XXI, a indústria de shopping centers está pronta para encarar novos desafios. Eles são muitos. Persistir em rota de expansão. Reduzir os riscos do negócio investindo na revitalização e aumento da rentabilidade dos malls já existentes. Aproveitar a adversa conjuntura econômica para se debruçar sobre projetos novos e sustentáveis, capazes de agradar os consumidores e reduzir o custo da operação para os lojistas.

Prospectar novas oportunidades. Capacitar funcionários e comerciantes. Repensar o mix. Transformar os shoppings em empreendimentos multiuso para elevar o fluxo de pessoas. Investir em novos serviços e opções de entretenimento. Descobrir e comprar terrenos e – por que não? -, até mesmo estabelecimentos da concorrência.

Curiosamente, BR Malls, Sonae Sierra Brasil, Multiplan e Iguatemi Empresa de Shopping Centers estão de olho em eventuais aquisições. É o caso da Multiplan, que desenvolveu 16 dos 18 shoppings existentes em seu portfólio. A BR Malls e Sonae estudam propostas, enquanto a Iguatemi segue a estratégia de aumentar a participação nos estabelecimentos dos quais já é sócia.

Os novos desafios são uma forma de as empresas enfrentarem uma conjuntura econômica que se deteriorou. No final da primeira década do século XXI, tudo conspirava a favor da indústria: estabilidade econômica, juros em queda, crédito farto, inflação sob controle, crescimento de empregos com carteira assinada, aumento da renda da população e a chegada de milhões de pessoas à classe média. Atuando de olho no longo prazo, o setor investiu pesado.

Os frutos começaram a ser colhidos principalmente a partir de 2010, quando a indústria de shoppings iniciou um período de expansão sem precedentes. Naquele ano, o PIB cresceu 7,53%, a melhor performance desde 1985. Não à toa, o setor chegou ao auge: o faturamento aumentou 23%, somando R$ 91 bilhões. Sem registrar perdas em nenhum momento neste século, a indústria cresceu a taxas de dois dígitos de 2007 a 2012. No ano passado, o aumento foi de 8,6%. Mesmo assim, bem superior ao do PIB, de 2,3%.

Deve acontecer o mesmo em 2014. O governo acaba de anunciar a sua nova previsão do PIB, de apenas 0,5%. A expectativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) era crescer entre 8% e 8,5%. “Até setembro, chegamos a 7,3%, um excelente resultado na atual conjuntura. Mas o desempenho destes últimos meses nos permite acreditar que a previsão poderá ser superada”, comenta o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.

Mesmo com a marcha mais lenta, os empresários estão otimistas. Apesar da alta da inflação e dos juros, da pesada carga tributária e de o consumo das famílias ter perdido fôlego.

“Você não faz grandes investimentos de longo prazo apenas em função do cenário econômico. A decisão é pautada em cima de bons projetos”, explica o diretor vice-presidente e de relações com investidores da Multiplan, Armando d’Almeida Neto. “É preciso buscar o crescimento, novas oportunidades, independentemente da economia”, diz o diretor de operações da Sonae Sierra, Walter Chao.

“Estamos fazendo tudo o que foi programado, com a cautela exigida pelo momento. Temos metas concretas de crescimento e estamos investindo também para ganhar escala e aumentar a eficiência interna”, diz a vice-presidente de finanças e diretora de relações com os investidores da Iguatemi, Cristina Belts. “Mantemos os investimentos apesar do cenário desafiador, que exige maior seletividade do mercado”, diz o diretor-executivo de operações da BR Malls, Ruy Kameyama.

O setor vai continuar crescendo, mas em outro patamar. E em outra direção. “O mercado vai se ajustar com expansões, aquisições e projetos de shoppings menores para o interior ou periferias das grandes cidades, usando a experiência adquirida ao longo dos anos”, comenta Marcelo Sallum, sócio fundador da Lumine Soluções em Shoppings Centers. “Vai haver uma desaceleração no número de lançamentos a partir de 2015”, explica o consultor Luiz Marinho, sócio-diretor da GS&BW. Em 2011, foram inaugurados 22 empreendimentos. Em 2012, foram 27, um recorde. Facilmente superado no ano passado, quando 38 empreendimentos abriram as portas.

Estes malls foram projetados há cerca de quatro anos, quando as perspectivas da economia e do setor eram mais promissoras. “Não há como suspender projetos já colocados na rua”, explica Marinho. No máximo, há um alongamento nos prazos de entrega, como acontece agora. No fim do ano passado, a lista de inaugurações para 2014 relacionava 41 empreendimentos. Em junho de 2014, eram 35. Se todas as aberturas se concretizarem, 24 novos malls estarão em funcionamento – o adiamento é normal, mas não em um volume tão significativo. Para 2015, estão previstos 38 novos centros de compras.

Além disso, grandes empresas do setor estão mais parcimoniosas nos investimentos em 2014. Os relatórios de atividades da BR Malls, Multiplan e Iguatemi mostram que eles passaram de R$ 1,4 bilhão nos nove primeiros meses de 2013 para R$ 693 milhões neste ano, queda de 49,4%. Neste momento, os olhos estão voltados para as ampliações, em função dos riscos menores.

Além de exigir menos investimento, as obras vão oferecer espaços em empreendimentos já consolidados, onde a procura por parte dos lojistas é grande e os aluguéis, mais altos. Com mais uma vantagem: a inadimplência nestas empresas não chega a 2%.

A BR Malls acaba de entregar o Shopping Vila Velha, no Espírito Santo, o maior empreendimento do seu portfólio, com 72 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL). Para o próximo ano, vai investir na expansão de dois outros em São Paulo e no Maranhão. A Iguatemi inaugurou o Rio Preto (SP) no início deste ano, desenvolve dois outlets em Santa Catarina e Minas Gerais, a serem entregues em 2016, e investe na expansão de dois malls em São Paulo e outro no Rio Grande do Sul. A Multiplan realiza a pré-locação do Park Shopping Canoas (RS), a sétima expansão do Barra Shopping (RJ), a oitava do Ribeirão Shopping (SP) e a construção de torres comerciais no Morumbi Shopping (SP) e no Parque Shopping Maceió (Al). Já a Sonae Sierra inicia a expansão de dois shoppings em São Paulo.

Outro consenso une empresários e consultores. O setor ainda tem espaço para crescer, mesmo nas capitais e cidades de grande porte do interior. Hoje, existem no Brasil 70 m2 de ABL para cada 1.000 habitantes. No México são 110 m2 e no Chile, 177 m2.

(Fonte: Valor Econômico)

Postagem anterior

Como aproveitar ao máximo o primeiro dia do NRF Retail´s Big show 2015?

Próxima Postagem

Valor Econômico entrevista Marcos Gouvêa de Souza para o caderno Especial Embalagens, publicado em 28/11

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem

Valor Econômico entrevista Marcos Gouvêa de Souza para o caderno Especial Embalagens, publicado em 28/11

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.