Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

“Somos uma liga esportiva, mas o nosso grande negócio é a produção de conteúdo”

Célio Martinez de Célio Martinez
27 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Com mais de 1 bilhão de telespectadores e 1,5 bilhão de fãs nas redes sociais, a NBA é um case que conecta pessoas de todo o mundo. Rodrigo Vicentini, head da NBA Brasil, apresentou as estratégias da liga de basquete para se conectar com os brasileiros. O segredo, segundo ele, é o foco no fã da modalidade.

A NBA abriu escritórios no Brasil há quase oito anos, em São Paulo e Rio de Janeiro, com a missão de traduzir o conteúdo para o país. Atualmente o Brasil representa o segundo mercado estrangeiro prioritário para a liga, perdendo apenas para a China. Segundo Vicentini, o objetivo da liga é fazer o jogo ser percebido de maneira única e visto no mundo inteiro. “Somos uma liga esportiva, mas o nosso grande negócio é a produção de conteúdo”, explicou.

O Brasil já possui números expressivos para a modalidade. Na última temporada, 120 milhões de brasileiros viram jogos da liga – 23 milhões apenas nas finais, vencidas pelo Toronto Raptors. Segundo Vicentini, apenas 1% dos fãs nos Estados Unidos conseguem assistir a um jogo da modalidade. O grande desafio é saber falar e engajar esse público, ainda mais em mercados mais distantes, como o caso brasileiro.

Mesmo assim, os números são animadores. Desde as Olimpíadas Rio 2016, o basquete foi a modalidade esportiva com maior crescimento de audiência: 16%. Para seguir crescendo, a NBA aposta em três pilares: life style, experiência e inovação.

No primeiro, pode-se citar exemplos como a moda – em camisas dos times das franquias – ou ações como a parceria com o Grupo Globo para encapar o personagem Ramon, um dos protagonistas de Bom Sucesso, que é jogador da NBA.

A experiência visa trazer os fãs para perto com ações dentro e também fora da quadra. No Brasil, a NBA Houve, com 3 mil m² foi a maior ativação da marca em junho e recebeu mais de 30 mil pessoas. Outra frente é a NBA Store. O país possui cinco lojas da marca, que proporcionam experiências, além de ações como a vinda de jogadores da liga.

Já a inovação acontece por meio do investimento em tecnologia e no aprimoramento do jogo. Foram citadas ações como a camisa do futuro, cuja personalização pode ocorrer via smartphone – e o app NBA League Pass, que entende como o fã consome e se adequa a suas necessidades.

A palestra foi uma realização da Sportlab, nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza. A iniciativa une a expertise de 30 anos do grupo com Luiz Paulo Moura, profissional que atua há mais de 25 anos no segmento de marketing esportivo. A empresa atua nos segmentos de esporte e bem estar oferecendo serviços nas áreas de conhecimento (por meio de eventos, cursos, workshops, missões internacionais), consultoria (no desenvolvimento estratégico de projetos esportivos) e gestão (eventos proprietários, atletas, times, ligas, programas de patrocínio e ativações).

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Mudanças de relacionamento são essenciais para fortalecer lojistas e shopping centers

Próxima Postagem

LATAM Retail Show: cobertura do primeiro dia de evento

Célio Martinez

Célio Martinez

Executivo com mais de 20 anos de experiência em Marketing e passagem por grandes empresas, como Roldão, Ambev e Camargo Corrêa.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
LATAM Retail Show: cobertura do primeiro dia de evento

LATAM Retail Show: cobertura do primeiro dia de evento

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile