Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Moda: um problema para muitos shoppings no Brasil

Redação de Redação
30 de setembro de 2014
no Artigos, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos

Este ano, o varejo brasileiro tem crescido em ritmo mais vigoroso do que o dos shopping centers. Segundo dados da Cielo, baseados nas transações efetivamente registradas nas lojas do país inteiro, o comércio nacional aumentou suas vendas nominais em 12,3% na primeira metade do ano, enquanto os shoppings cresciam apenas 5,7%.

A performance inferior dos shoppings é explicada pela Cielo como sendo consequência de dois fenômenos conjugados. O primeiro é a concentração nos shoppings de setores que tem experimentado resultados negativos esse ano, com destaque para o de vestuário. O segundo é o fato de que determinados segmentos, como as lojas de departamento, estão apresentando nos shoppings desempenho inferior ao de suas lojas de rua.

De fato, as lojas de departamento e as de vestuário concentram hoje 44% do mix dos shopping centers brasileiros, embora respondam por somente 21% no varejo nacional. Por outro lado, os segmentos com maior crescimento no ano, tais como super e hipermercados, drogarias e farmácias e alimentação, representam 19% dos estabelecimentos comerciais no país mas correspondem a parcos 7% do tenant mix dos shoppings.

A dependência dos shoppings em relação ao varejo de moda é realmente preocupante. Segundo a PMC – Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, as vendas reais de vestuário e calçados recuaram 2,4% em junho e 4,4% em julho, na comparação com 2013. No acumulado do ano a queda é de 1,3%, descontada a inflação. Nas contas da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers, a performance do setor de vestuário é igualmente ruim – as vendas diminuíram 1,4% em valores nominais no primeiro semestre.

A preocupação aumenta na medida em que os problemas que afetam o varejo de vestuário não se limitam às incertezas da economia ou às desconfianças dos consumidores. Abalado entre outras coisas pela concorrência competente dos magazines e pelo impacto da formalização forçada na formulação de seus preços, o varejo de moda nacional ainda paga o preço exigido pela transição de um negócio antes voltado para o produto que precisa evoluir para um negócio orientado para o mercado.

Há alguns meses tive a oportunidade de ter uma conversa reveladora com uma alta executiva de um grupo controlador de importantes marcas de moda. Ela se queixava de que, apesar de ser responsável por 1/3 das vendas da empresa no atacado, não era ouvida pelo pessoal de estilo, que continuava acreditando que podia ignorar as demandas dos consumidores e impor ao país inteiro suas criações.

Para agravar o cenário, muitos jovens parecem mais interessados hoje em possuir o celular de última geração do que a roupa da última coleção.

Me incluo no grupo dos que veem com otimismo o futuro dos shopping centers no Brasil. Ainda há muito espaço para a construção de novos empreendimentos e para o aumento da participação dos shoppings nas vendas totais do comércio nacional. Porém, a luz de alerta está acesa, avisando que os problemas do varejo de moda precisam ser encarados com seriedade, para que essas lojas não funcionem literalmente como âncoras, daquelas que puxam o barco para o fundo e o impedem de seguir seu rumo.

Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br), sócio-diretor da GS&BW.

Postagem anterior

A indústria toca o consumidor – Parte n.01

Próxima Postagem

Ben & Jerry’s no Brasil – um case de segmentação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

Ben & Jerry’s no Brasil - um case de segmentação

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.