Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Blockchain irá revolucionar o varejo e as relações com o consumidor

Redação de Redação
16 de junho de 2019
no Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Cartões de fidelidade vão ser reinventados com o blockchain

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados com aquilo que consomem. Saber a origem dos alimentos, das roupas, dos cosméticos e de tudo o que se utiliza é importantíssimo, sobretudo devido aos impactos ambientais, sociais e para a saúde que cada produção e cada produto geram. Um grande aliado neste processo é a tecnologia blockchain, que já está sendo utilizada.

Para tratar desta novidade e seus impactos, Fernando Mattoso, CIO do Grupo Natura; Carlos Rischiotto, Blockchain Technical Leader da IBM e Joaquim Sousa, diretor Comercial Alimentar do Carrefour irão participar do painel “Blockchain: A próxima revolução no varejo” que será realizado em 27 de agosto, durante o LATAM Retail Show. A conversa contará com a curadoria de Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP, e abordará temas como as contribuições que o blockchain pode dar para a segurança nas transações, os papéis que esta tecnologia terá no varejo e seu impacto nos negócios, entre muitos outros.

“O blockchain precisa ser desmistificado, pois terá um papel de extrema importância nas empresas nos próximos anos. O painel irá mostrar que esse assunto, além de ser de interesse de todos, é algo muito além da pauta sobre criptomoedas ou tecnologia. Será, por exemplo, o principal caminho das empresas que desejam comprovar para seus consumidores e processos internos a origem ou a autenticidade de tudo o que produz”, afirmou Camargo.

A Natura vem desenvolvendo projetos com a tecnologia. A empresa sempre trabalhou com a busca de ingredientes naturais para seus produtos, utilizando os conhecimentos de comunidades da região da Amazônia e trazendo um impacto social positivo para os locais onde atua. A companhia sempre desenvolve processos de colheita específicos para cada espécie, a fim de não afetar o ciclo da planta e respeitar as safras, atuando de forma sustentável.

Sendo assim, o blockchain pode ser extremamente positivo para os negócios da marca de cosméticos, dando a oportunidade para que seus consumidores vejam o processo de criação e produção de cada item comercializado, tendo um real conhecimento daquilo que consomem e vendo o trabalho desenvolvido pela empresa. A Natura já está estudando a viabilidade de implantar a tecnologia blockchain para garantir uma maior transparência no seu processo de produção, garantindo a rastreabilidade das matérias primas usadas nos produtos e transformando a interação com os consumidores.

A IBM vem aproveitando os potenciais do blockchain para trazer mais segurança às operações financeiras. A empresa criou a IBM Blockchain World Wire, uma nova rede de pagamentos em tempo real que deve facilitar a realização de pagamentos internacionais usando sistemas de segurança baseados em blockchain. O objetivo da criação é trazer rapidez para os pagamentos entre países, possibilitando enviar e receber montantes com um sistema de comunicação integrado e protegido.

A tecnologia permite que as instituições financeiras tenham acesso a várias ferramentas digitais, podendo expandir a inclusão financeira no mundo. No momento, a modalidade pode mediar transações em 72 países, movimentar 47 moedas em 44 bancos. No Brasil, o único banco a contar com o serviço é o Bradesco.

O Carrefour também está utilizando a tecnologia. A rede de hipermercados lançou a primeira linha de produtos com uso de blockchain no Brasil, que permite que os clientes, por meio de um QR Code, vejam informações detalhadas da produção e distribuição dos alimentos. Os consumidores podem conferir o modo de criação dos animais, incluindo sua alimentação, a localização da fazenda de origem, dados do criador, o número do lote e muito mais. Para a própria rede, a vantagem é que o blockchain também permite maior controle em casos de recall de produtos.

A linha que recebeu o rastreio no Brasil foi a Suíno Sabor & Qualidade, mas, na França, a empresa já havia implantando o sistema em sua linha premium de frangos no ano passado. A intenção do Carrefour é expandir a tecnologia para mais quatro produtos por aqui e mais oito na França.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Shopping centers vivem momento de transformação e adaptação

Próxima Postagem

Executivo do GPA vai estar no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Executivo do GPA vai estar no LATAM Retail Show

Executivo do GPA vai estar no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.