Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Blockchain irá revolucionar o varejo e as relações com o consumidor

Redação de Redação
16 de junho de 2019
no Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Cartões de fidelidade vão ser reinventados com o blockchain

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados com aquilo que consomem. Saber a origem dos alimentos, das roupas, dos cosméticos e de tudo o que se utiliza é importantíssimo, sobretudo devido aos impactos ambientais, sociais e para a saúde que cada produção e cada produto geram. Um grande aliado neste processo é a tecnologia blockchain, que já está sendo utilizada.

Para tratar desta novidade e seus impactos, Fernando Mattoso, CIO do Grupo Natura; Carlos Rischiotto, Blockchain Technical Leader da IBM e Joaquim Sousa, diretor Comercial Alimentar do Carrefour irão participar do painel “Blockchain: A próxima revolução no varejo” que será realizado em 27 de agosto, durante o LATAM Retail Show. A conversa contará com a curadoria de Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP, e abordará temas como as contribuições que o blockchain pode dar para a segurança nas transações, os papéis que esta tecnologia terá no varejo e seu impacto nos negócios, entre muitos outros.

“O blockchain precisa ser desmistificado, pois terá um papel de extrema importância nas empresas nos próximos anos. O painel irá mostrar que esse assunto, além de ser de interesse de todos, é algo muito além da pauta sobre criptomoedas ou tecnologia. Será, por exemplo, o principal caminho das empresas que desejam comprovar para seus consumidores e processos internos a origem ou a autenticidade de tudo o que produz”, afirmou Camargo.

A Natura vem desenvolvendo projetos com a tecnologia. A empresa sempre trabalhou com a busca de ingredientes naturais para seus produtos, utilizando os conhecimentos de comunidades da região da Amazônia e trazendo um impacto social positivo para os locais onde atua. A companhia sempre desenvolve processos de colheita específicos para cada espécie, a fim de não afetar o ciclo da planta e respeitar as safras, atuando de forma sustentável.

Sendo assim, o blockchain pode ser extremamente positivo para os negócios da marca de cosméticos, dando a oportunidade para que seus consumidores vejam o processo de criação e produção de cada item comercializado, tendo um real conhecimento daquilo que consomem e vendo o trabalho desenvolvido pela empresa. A Natura já está estudando a viabilidade de implantar a tecnologia blockchain para garantir uma maior transparência no seu processo de produção, garantindo a rastreabilidade das matérias primas usadas nos produtos e transformando a interação com os consumidores.

A IBM vem aproveitando os potenciais do blockchain para trazer mais segurança às operações financeiras. A empresa criou a IBM Blockchain World Wire, uma nova rede de pagamentos em tempo real que deve facilitar a realização de pagamentos internacionais usando sistemas de segurança baseados em blockchain. O objetivo da criação é trazer rapidez para os pagamentos entre países, possibilitando enviar e receber montantes com um sistema de comunicação integrado e protegido.

A tecnologia permite que as instituições financeiras tenham acesso a várias ferramentas digitais, podendo expandir a inclusão financeira no mundo. No momento, a modalidade pode mediar transações em 72 países, movimentar 47 moedas em 44 bancos. No Brasil, o único banco a contar com o serviço é o Bradesco.

O Carrefour também está utilizando a tecnologia. A rede de hipermercados lançou a primeira linha de produtos com uso de blockchain no Brasil, que permite que os clientes, por meio de um QR Code, vejam informações detalhadas da produção e distribuição dos alimentos. Os consumidores podem conferir o modo de criação dos animais, incluindo sua alimentação, a localização da fazenda de origem, dados do criador, o número do lote e muito mais. Para a própria rede, a vantagem é que o blockchain também permite maior controle em casos de recall de produtos.

A linha que recebeu o rastreio no Brasil foi a Suíno Sabor & Qualidade, mas, na França, a empresa já havia implantando o sistema em sua linha premium de frangos no ano passado. A intenção do Carrefour é expandir a tecnologia para mais quatro produtos por aqui e mais oito na França.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Shopping centers vivem momento de transformação e adaptação

Próxima Postagem

Executivo do GPA vai estar no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Executivo do GPA vai estar no LATAM Retail Show

Executivo do GPA vai estar no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.