Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Afinal, tem shopping demais no Brasil?

Redação de Redação
14 de agosto de 2014
no Artigos, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos

Você com certeza ouviu recentemente a frase: “há shoppings demais no Brasil”. Mas será que tem mesmo? Bem, vamos aos números: 

Alguns argumentam que construímos muitos shoppings nos últimos anos. E isso é real. Entre 2007 e 2013, foram inaugurados 132 novos empreendimentos no país. No entanto, essa evolução foi até modesta, se comparada com a de outros países latinoamericanos. A Taxa Composta de Crescimento (CAGR) da quantidade de shoppings no Brasil durante este período foi de 5,3%, inferior à da Argentina (5,7%), Chile (6%), Colômbia (6,2%), México (10%) e Peru (19,3%).

Considere ainda que estamos falando de um país com cerca de 200 milhões de habitantes. A relação entre Área Bruta Locável (ABL) e população no Brasil é relativamente baixa – possuímos 65 m2 de ABL para cada 1.000 habitantes, praticamente a mesma proporção que a Colômbia (64m2/1.000 hab) e menos que Peru (81m2/1.000 hab), México (104 m2/1.000 hab) e Chile (175 m2/1.000 hab). Considerando os últimos lançamentos, chegaremos a 71m2 de ABL para cada 1.000 habitantes, ainda assim um índice pequeno.

É verdade que em cidades como São Paulo esse número sobe para 168 m2 de ABL/1.000 habitantes. No Rio de Janeiro ele é ainda maior: 172 m2/1.000 habitantes. Por outro lado, os dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) mostram que é forte o ritmo de chegada de shopping centers em novas cidades. Em 2013, pela primeira vez na história do país, a proporção de centros comerciais localizados em capitais e fora delas foi praticamente a mesma. Em outras palavras, muitos dessas inaugurações acontecem em áreas ainda pouco atendidas.

Leve em consideração ainda que os shopping centers concentram somente 21% das vendas do varejo nacional, segundo dados do ICSC (International Council of Shopping Centers), índice bem inferior ao do México (38%), Portugal (56%), Estados Unidos (56%) e Canadá (65%). Isso significa que boa parte das vendas ainda acontece no comércio de rua, e é daí que virão muitos clientes e vendas dos novos shoppings.

É inegável que algumas cidades estão recebendo ao mesmo tempo uma quantidade de centros comerciais superior à capacidade de absorção dos consumidores. Também seria tolice fechar os olhos para o fato de que alguns projetos são simplesmente ruins, por estarem mal localizados ou terem sido mal planejados. Mas não é possível  generalizar e sair por aí afirmando que “tem shopping demais no Brasil”. Afinal os números não mentem.

Por isso, na próxima vez que você ouvir alguém dizer que tem shopping demais no país, responda com convicção: “não tem não!”.

Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br), sócio-diretor da GS&BW.

Postagem anterior

FORBES Brasil realiza a primeira edição do prêmio “Os Melhores do Varejo”

Próxima Postagem

Tremenda confusão

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

Tremenda confusão

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.