Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Na busca da internacionalização do varejo brasileiro

Redação de Redação
4 de julho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

A chegada de marcas estrangeiras famosas como a GAP e, mais recentemente, a Forever 21 ao Brasil evidencia a grande capacidade e qualidade das empresas fornecedoras do varejo brasileiro, seja do segmento de engenharia, decoração, segurança, visual merchandising e iluminação.

Atualmente, temos até uma entidade que representa as empresas deste setor, a Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo).

Não basta as marcas chegarem por aqui. É preciso haver empresas que possam fornecer produtos e serviços com a mesma qualidade de seus países de origem. E isto envolve o ambiente de venda, matéria-prima, tecnologia e pessoal de vendas.

Tempos atrás, varejistas estrangeiros também tentaram entrar no país, mas se depararam com uma complexidade acima do que esperavam, como logística, taxa tributária, juros altos, crédito limitado e mercado restrito. O resultado foi que muitos deles foram embora.

Já neste ciclo atual, as empresas estrangeiras que passaram pelo processo de seleção natural do mercado brasileiro estão cravando raízes definitivas principalmente nos setores de confecção, cosméticos, tecnologia e alimentação. No entanto, há ainda muito para avançar em termo de burocracia e de questão tributária.

Hoje, temos uma das mais altas rentabilidades por metro quadrado do mundo no varejo, o que tem encantando os varejistas estrangeiros. Além, é claro, de um mercado consumidor que agregou mais de 40 milhões de pessoas na classe média, na última década. Não apenas estamos recebendo varejistas estrangeiros, mas empresas fornecedoras também estão se internacionalizando e buscando novos mercados. Exemplo disso foi a presença de empresas brasileiras como expositoras pela primeira vez na maior feira do varejo mundial, a Euroshop, em fevereiro último.

O ambiente é propício: vivemos atualmente o que chamamos de democratização do consumo. Os europeus e americanos querem conhecer mais sobre a verdadeira explosão criativa dos projetos brasileiros de lojas de varejo

Hoje, o varejo brasileiro já formou uma identidade própria, com soluções diferenciadas. Há, é claro, ainda vários desafios a serem vencidos como a logística, a questão tributária, os juros altos, a burocracia. Mas a diferença é que agora o mundo quer saber o que estamos fazendo para obter uma das maiores rentabilidades por metro quadrado do mundo para conquistar outros mercados mundiais.

por Júlio Takano (julio.takano@ktarq.com.br), arquiteto, fundador da Kawahara | Takano Soluções para Varejo, especializado na formatação de conceitos para varejo de grandes formatos.

Postagem anterior

Treinar para conquistar talentos

Próxima Postagem

Varejo olho no olho: iniciativas para fazer os consumidores viverem boas experiências em suas lojas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Artigos

Na guerra de narrativas, a primeira vítima é a verdade

10 de novembro de 2025
Artigos

A importância de cuidar da saúde mental no varejo

7 de novembro de 2025
Artigos

O varejo na era das experiências inteligentes

7 de novembro de 2025
Artigos

O futuro era muito melhor antigamente

6 de novembro de 2025
Artigos

Pulverização e capilaridade como estratégia na construção civil

5 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Varejo olho no olho: iniciativas para fazer os consumidores viverem boas experiências em suas lojas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile