Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Inflação do varejo paulistano fica abaixo do IPCA, com alta de 2,55%

Redação de Redação
1 de fevereiro de 2019
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 2 minutos
Mercado financeiro prevê que inflação fechará o ano em 4,54% e será de 3,92% em 2024

O Índice de Preços no Varejo (IPV) na região metropolitana de São Paulo ficou abaixo da inflação geral em 2018, de acordo com dados divulgados pela FecomércioSP. Os preços cresceram 2,55% no ano passado, quando comparado a 2017.  Em dezembro, houve uma queda de 0,12%.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 3,75% em 2018 no Brasil. O percentual ficou 1,20 pontos acima da inflação para o varejo paulistano.

No entanto, os números ainda indicam que o aumento de preços do varejo paulista no ano passado ficou acima do de 2017, quando o aumento ficou em 1,99%. Em 2016, o crescimento foi muito maior, ficando em 6,34%.

A avaliação da variação de preços por renda aponta que a classe B foi a mais impactada pelo aumento de preços, crescendo 0,05%. A que menos sofreu com os preços foi a classe A, onde houve uma queda de 0,16%.

O IPV é avaliado por meio de oito segmentos, dos quais dois fecharam dezembro com queda no preço médio, na comparação com novembro. Os preços da categoria de Transporte decresceram 1,66%, influenciado pela queda dos preços da gasolina (-4,25%), óleo diesel (-3,88%) e etanol (-3,50%). Os preços do setor de Saúde e Cuidados Pessoais caíram 0, 67%.

Vários segmentos sofreram crescimento dos preços médios. A categoria de Alimentos e bebidas apresentou alta de 0,52%, em dezembro. Na análise de todo o ano de 2018, o grupo acumulou alta de 5,91%. Os itens que influenciaram esse crescimento dos preços foram: carnes (2,99%) e cereais, leguminosas e oleaginosas (3,23%). O preço do feijão-carioca aumentou 16,96%, fazendo o índice das oleaginosas crescer.

Outra categoria a apresentar preços mais altos em dezembro foi vestuário, que cresceu 0,85% no mês e 0,37% no ano. Habitação, artigos de residência, despesas pessoais e educação também tiveram os custos elevados, em 0,95%, 0,79%, 0,2% e 2,96%, respectivamente.

A pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada mensalmente FecomercioSP indicou que a inflação na região metropolitana de São Paulo, incluindo todos os segmentos foi maior que a variação do varejo, chegando a 3,34%, mas ainda se mantendo abaixo da inflação nacional. O maior influenciador desta alta foi o Índice de Preços de Serviços (IPS), que cresceu pelo quarto mês consecutivo em dezembro, com alta de 0,54%. Na análise anual, os serviços ficaram com preços 4,17% mais altos em 2018. Ainda assim, este crescimento é menor que o apresentado em 2017, quando a alta foi de 5,8%.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Uma nova era no varejo, mais digital e mais humana

Próxima Postagem

Marca de calçados Usaflex lança loja virtual

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Marca de calçados Usaflex lança loja virtual

Marca de calçados Usaflex lança loja virtual

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.