Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Jogai por nós

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

É mesmo uma prece. Quase uma súplica que nasce do sentimento que começamos a viver a partir da semana passada com o início da Copa no Brasil. Ainda que a transmissão da televisão possa mostrar de forma ampla e com muitos mais detalhes e riqueza de conteúdo o que acontece, somente o sentimento ao vivo transmite a essência da emoção. Aquela que aperta o coração e faz a voz tremer.

Quem estava no estádio não conseguiu enxergar o choro incontido de alguns jogadores brasileiros mas praticamente todos sentiram a emoção e a energia que estava no ar e poucos foram os que não cantaram mais alto, mesmo depois que os noventa segundos da introdução oficial ao hino terminou. E continuaram cantando alto e sonoro quase que pedindo aos jogadores perfilados: Jogai por nós.

Nos momentos em que antecederam aquele instante houve um crescente de emoção e convicção de que muito poderia ter sido diferente e melhor, mas também havia um sentimento forte de que, como Nação, temos no futebol uma das mais fortes alternativas de expressão e que valeria a pena relevar fatos para viver intensamente esse período.

Mas é preciso também registrar, e a televisão não pode ou não quis fazer, o grito de revolta, se referindo à presidenta, expresso de forma inadequada porém incontrolável, de que como está não pode ficar. E ignorar ou minimizar esse sentimento, ainda que expresso em São Paulo, um estado líder no plano econômico, por um público privilegiado e formador de opinião, pode ser um sério equívoco de interpretação.

Nas próximas semanas muito do que pode acontecer, dentro e fora dos estádios-arenas, poderá impactar o comportamento de curto, médio e longo prazo no Brasil.

Desde o extremo de decepções no futebol que extrapolem os gramados e se convertam em potencializadores de revoltas coletivas, até resultados extraordinários que criem uma cortina de fumaça e inibam a percepção do todo gerando, porém, um sentimento de orgulho e autoconfiança.

Seja quais forem os resultados entre esses dois extremos, o consumo, o varejo e a economia serão diretamente afetados.

No momento temos uma combinação preocupante de fatores envolvendo menor crescimento da renda, o início previsto das oscilações no nível de emprego, crédito disponível porém mais caro e mais seletivo e o menor nível de confiança do consumidor dos últimos cinco anos, o que é uma equação preocupante para o desempenho do consumo no segundo semestre do ano.

Como esses fatores reagirão ao que acontecerá nas próximas semanas e que se tornou o assunto prioritário e dominante no país no momento merece, mais do que atenção e preocupação, e justifica a súplica: Jogai por nós !

 

 Por Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

O Momento é de trégua

Próxima Postagem

Menor é melhor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

Menor é melhor

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.