Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Marcas

Licenciamento de personagens ajuda varejistas a crescer

Redação de Redação
21 de novembro de 2018
no Marcas, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Os personagens infantis, como os da Disney, Turma da Mônica, Bob Esponja, entre muitos outros, estão ajudando os varejistas a faturar. O varejo brasileiro deverá crescer de 3% a 4% em 2019 e as marcas licenciadas devem colaborar para este cenário. De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), as empresas que associam produtos à personagens deverão faturar R$ 18 bilhões no país em 2019, um crescimento de 7% sobre este ano. No mundo todo, estas vendas chegarão à cerca de US$ 240 bilhões, dos quais US$ 150 bilhões serão apenas dos Estados Unidos.

Marici Ferreira, presidente da Abral, disse: “O licenciamento de marcas tem se mostrado uma boa oportunidade tanto para as empresas detentoras das marcas, que ganham royalties com sua licença, como para aquelas que desenvolvem produtos ou serviços e podem agregar valor a eles por meio da aplicação de uma marca, imagem ou personagem”.

Este mercado está se profissionalizando e crescendo sua importância como estratégia de marketing, ajudando o varejo a atravessar a crise econômica do Brasil. Por um lado, as indústrias estão investindo na infraestrutura de produção e distribuição dos produtos. Já o varejo vem apostando nas marcas licenciadas para se diferenciar da concorrência e atrair mais consumidores. No Brasil existem cerca de 600 empresas licenciadas, 60% delas voltadas ao público infantil.

“Quando a licença é bem escolhida e o produto é bem trabalhado, o resultado de um programa de licenciamento reflete em até 50% de alta de vendas, além de permitir uma faixa de lucratividade superior”, afirmou Marici.

A líder de licenciamentos no Brasil é a Disney. A Marvel, pertencente ao grupo Disney e a DC Comics, da Warner estão em altas posições também, devido ao sucesso dos heróis não apenas entre as crianças, mas no público em geral, incluindo os adultos.

Outros destaques entre as licenciadoras são a Mattel, com a Barbie e a Hot Wheels, e a Sanrio, com a Hello Kitty, popular entre crianças e adolescentes. Das brasileiras, as líderes são a Turma da Mônica, da Mauricio de Sousa Produções, a Galinha Pintadinha, marcas de moda de streetwear e surfwear, além dos times de futebol.  “As marcas pré-escolares também são bem expressivas, em especial Patrulha Canina, da Nickelodeon, The Miraculous Lady Bug, da Gloob, Galinha Pintadinha, da Bromélia e agenciada pela Redibra, e a Peppa Pig, da E-One”, esclareceu Marici.

Mas, embora haja crescimento, o mercado de licenciamento de marcas ainda tem muito potencial de expansão. “O licenciamento de marcas ainda é pouco conhecido pela maioria dos empresários, e há muito para se desenvolver em vários aspectos”, disse a presidente da Abral.

Para ela, a tendência de crescimento se dá pela possibilidade de integrar canais que os personagens oferecem. Por meio deles, as marcas podem interagir com os consumidores não apenas nas lojas físicas, mas também no e-commerce, nos aplicativos e redes sociais.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Centauro oferece descontos para retirada na loja

Próxima Postagem

Estratégias de marketing digital ajudam na Black Friday

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Neon recebe aporte de R$ 1,6 bilhão e anuncia status de ‘unicórnio’
Economia

Neon reduz prejuízo e foca em amadurecimento, mas lucro consistente ainda é desafio

30 de setembro de 2025
Produtos

Guaraná Jesus lança versão Zero e mantém a cor rosa e o sabor tradicional

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
Estratégias de marketing digital ajudam na Black Friday

Estratégias de marketing digital ajudam na Black Friday

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile