Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Eletrodomésticos e produtos de moda predominam entre as compras de Black Friday

Redação de Redação
13 de novembro de 2018
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 3 minutos

Os smartphones serão o item mais cobiçado para compra na Black Friday, indica pesquisa do Mercado Livre encomendada ao IBOPE Conecta. O produto foi mencionado por 31% dos participantes. Eletrodomésticos (11%) e TVs (6%) contemplam o ranking dos três mais citados. O levantamento revelou, ainda, que 79% pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday em 2018. A internet segue como tendência de canal para compra durante o período: 51% dos participantes aproveitarão a data, que neste ano acontecerá em 23 de novembro, para realizar suas compras online. O resultado oscilou positivamente em relação ao ano passado, em que 48% declararam utilizar o canal digital.

Além da internet, 13% dos consumidores utilizarão as lojas físicas e 37% farão as compras tanto em canais físicos quanto digitais para aproveitar a data. Na comparação com lojas físicas, o fator determinante para que as lojas online sejam as eleitas para as compras é um melhor preço ou maior desconto, mencionado por 54% dos entrevistados. Além disso, frete grátis (30%), possibilidade de parcelamento (8%) e variedade de produtos (7%) foram os demais fatores citados.

O alto índice de adesão à Black Friday (70%) está relacionado a um histórico favorável na data: 95% dos que compraram na edição passada declararam ter tido uma experiência positiva, ao encontrarem bons descontos. Já em relação às razões para não aderir à campanha, a restrição financeira é a principal. Entre os 21% que não tem intenção de consumir na data, mais da metade (51%) mencionou a falta de dinheiro como motivo. Desinteresse foi mencionado por 42% e 7% declararam que não gostam de comprar na data.

Metade (50%) dos respondentes usarão a Black Friday para adiantar as compras de Natal. Os demais se dividem entre os que não pensaram a respeito (35%) e os que não pretendem comprar os presentes de Natal nesta data (14%).

As categorias que despertam maior interesse no consumidor são Moda e Acessórios (30%), Celulares (21%), Eletrodomésticos e Linha branca (20%), Saúde e Beleza (19%) e Livros (18%). Em relação à quantidade, 44% pretendem comprar até três produtos na promoção este ano, índice que era de 39% no ano passado; 17% comprarão quatro ou mais produtos e os 39% restantes ainda não se decidiram sobre a quantidade de itens.

Em relação à previsão de compras para a Black Friday, 47% pretendem gastar acima de R$ 500. Gastar de R$ 50 a R$100 é a expectativa de 5% e a faixa de preço seguinte, nos valores entre R$ 100 e R$ 250, foi mencionada por 9%. Parcela similar (10%) declarou que seus gastos ficarão entre R$ 250 e R$ 350. Os valores de R$350 a R$ 500, foram mencionados por 13%.

Dentre os 42% dos participantes que declararam que vão utilizar o décimo terceiro salário para comprar na Black Friday, 7% utilizarão o valor integral na data, e o restante (35%) informou que utilizará parcialmente. Enquanto 25% declararam não receber o benefício, os 33% restantes usarão o 13º para outros fins.

Sobre a forma de pagamento, o comportamento do consumidor é praticamente o mesmo que no ano anterior: a opção de pagar alguns itens à vista e outros de forma parcelada no cartão liderou nos dois anos com 35%.  Na sequência, 28% declararam nas duas edições da pesquisa que irão parcelar as compras no cartão de crédito. A opção à vista no boleto recuou de 23% para 21% neste ano e o pagamento à vista no cartão de crédito cresceu de 14% para 16% na edição de 2018.

O levantamento foi feito com mil pessoas entre os dias 19 a 25 de setembro, e ouviu participantes de ambos os sexos, maiores de 16 anos e pertencentes às classes A, B e C, de todas as regiões do país.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas da Alibaba no Dia do Solteiro chegam a 213,5 bilhões de iuanes

Próxima Postagem

Varejo Remix

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Varejo Remix

Varejo Remix

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.