Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

Consumo compartilhado de produtos e serviços cresce entre os brasileiros

Redação de Redação
12 de outubro de 2018
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 89% dos brasileiros que já experimentaram alguma modalidade de consumo colaborativo aprovaram o modelo. Apenas 2% dos participantes responderam que ficaram insatisfeitos. A pesquisa ouviu 824 consumidores acima de 18 anos, de ambos os gêneros, de todas as classes sociais e de todas as capitais brasileiras.

[the_ad id="138406"]

De acordo com o levantamento, as modalidades de consumo colaborativo mais utilizadas por aqui são as caronas (41%), aluguel de casas ou apartamentos para temporadas (38%) e aluguel ou compartilhamento de roupas (33%). Outras possibilidades buscadas são as bicicletas (21%), os financiamentos coletivos (16%), coworking (15%) e cohousing (15%).

Pablo José Assolini, sócio-diretor da Cucas Conteúdo, está entre os brasileiros que utilizam o consumo colaborativo. O espaço de trabalho ocupado por ele e sua empresa é socializado desde 2016, o que permite o convívio com outras companhias de diferentes setores, como tecnologia, personal styling e também com uma agência de inbound marketing.

[the_ad id="99067"]

“Acho que o modelo é mais inteligente e tem melhor custo-benefício, apesar do metro quadrado custar mais do que o de uma sala convencional de um prédio comercial, por exemplo. No nosso caso, conseguimos a redução de cerca de 30% nos custos fixos”, afirmou Pablo. Ele ressalta que a economia não acontece apenas no valor do aluguel do espaço, mas também no condomínio, energia elétrica, ar-condicionado, profissional de limpeza e produtos, impostos, seguro, entre outros.

“No coworking esses custos são rateados. Além da questão financeira, tem o fator tempo. Como as questões operacionais do local estão nas mãos do gerente, você ganha mais tempo para focar no seu negócio, no desenvolvimento do trabalho, atendimento ao cliente, cuidados com a equipe. Você só percebe isso quando compartilha. E tempo hoje em dia é tudo”, falou o executivo.

Para 81% das pessoas que responderam à pesquisa, o compartilhamento torna a vida mais fácil e funcional e 71% acham que possuir muitas coisas em casa mais atrapalha do que ajuda. Economizar tempo, ajudar outras pessoas, conhecer gente nova e viver de forma mais sustentável estão entre os motivos para optar pela economia compartilhada.

“Já compartilhei impressora e outros equipamentos, já vendi e comprei serviços de parceiros do coworking, já indiquei profissional e pedi indicação, enfim, é um mundo de possibilidades. Mas é preciso estar aberto, ter essa mentalidade colaborativa. Se você consegue baixar seu custo fixo, ganha competitividade, e isso também é fundamental no mundo dos negócios.”

Na pesquisa, a CNDL e o SPC Brasil também procuraram descobrir quais são os tipos de economia compartilhada que os brasileiros não experimentaram nem querem experimentar. O aluguel de itens para casa e utensílios da cozinha são indesejáveis para 15% dos entrevistados. A avaliação ainda evidencia que a maior parte das modalidades de consumo compartilhado foram conhecidas pela internet, especialmente os financiamentos coletivos, aluguel de itens esportivos e compartilhamento do espaço de trabalho, empatados com 43% dos apontamentos.

Mas as novas formas de economia compartilhada que incluem aluguel, compra, venda, empréstimos e favores ainda encontram um sério desafio: 51% dos entrevistados responderam que falta de confiança nas outras pessoas é o principal entrave para procurarem os serviços. O medo de estranhos e a possibilidade de não cumprimento do acordo foram mencionados como motivos importantes para rejeitar contratos de colaboração.

“Trata-se de um consumo mais consciente, é mais acesso do que posse. O Brasil está melhorando, mas ainda temos muito essa coisa da posse, pois é um país pobre. As pessoas ainda veem o aluguel como falta de dinheiro para comprar a casa própria, mas acho que isso está mudando. É um novo conceito de vida, é mais liberdade para poder experimentar aqui ou ali. É de fato vivenciar mais, até porque daqui nada se leva”, concluiu Pablo.

*Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Livelo fecha parceria com Americanas, Shoptime e Submarino

Próxima Postagem

Rede americana Popeyes abre primeiro restaurante no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Rede americana Popeyes abre primeiro restaurante no Brasil

Rede americana Popeyes abre primeiro restaurante no Brasil

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.