Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A nova realidade dos shopping centers no Brasil

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

No período de 2006 a 2013 os shopping centers no Brasil tiveram um crescimento de faturamento de 178,2%, atingindo R$ 60,5 bilhões. Em número de unidades, a expansão foi de 41% e existem hoje 495 shoppings no país com 12,7 milhões de m² de ABL – Área Bruta Locável, em 88 mil estabelecimentos, entre pontos de venda de serviços e produtos. O crescimento do número de pontos de vendas foi de 55,6% no período.

O setor de shopping centers foi um dos que mais se beneficiou do crescimento do consumo nesse período e as projeções de abertura de novos empreendimentos nos próximos anos deverão demandar perto de dez mil novos estabelecimentos para ocupar o espaço que será oferecido.

Esses números refletem apenas os empreendimentos cobertos pelas estatísticas da ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers – e não computam uma quantidade significativa de centros comerciais planejados, que não se enquadram nos critérios da associação mas que, considerados os parâmetros usados no mercado norte-americano, fariam mais do que dobrar esses números.

Estruturalmente ocorreram profundas mudanças com o aumento da presença internacional e o crescimento no setor precipitando alterações organizacionais e empresariais que trouxeram consigo um maior amadurecimento, profissionalização, investimento e incorporação de melhores práticas em todo o setor que deve ser colocado entre aqueles em que o Brasil mais próximo está, quando não supera, o que se faz nos mercados mais desenvolvidos.

Mas o cenário futuro apresenta um amplo espectro de mudanças que criará novas oportunidades e maiores desafios para o setor.

O lançamento simultâneo de empreendimentos em uma mesma região com potencial de consumo em crescimento, mas ainda limitado no momento, fará com que esse potencial seja dividido, criando problemas para a viabilidade de alguns empreendimentos nessas regiões e colocando forte pressão nos operadores de estabelecimentos comerciais.

A forte expansão do e-commerce altera a participação dos canais de vendas de algumas categorias de produtos e serviços, tirando dos shoppings receita que anteriormente serviu de base para os estudos de viabilidade.

O empoderado Neoconsumidor, aquele que é cada vez mais global, digital e multicanal, traz novas expectativas e ansiedades com respeito às lojas e os serviços oferecidos, ampliando a pressão competitiva no mercado, em especial pela comparação de preços e serviços oferecidos, gerando também um novo e mais desafiador cenário.

Multinformado, pelo acesso ampliado aos mais diversos canais de informação, multiestimulado, pela explosão dos meios digitais e analógicos e multiequipado pelo uso cada vez maior da mobilidade, o mercado cria um novo e desafiador cenário para entreter, envolver, vender e satisfazer o consumidor. E é dos shoppings que esses consumidores esperam muito mais.

Se de um lado o aumento da presença de marcas internacionais traz novas alternativas para o mercado, de outro lado internaliza práticas globais no mercado brasileiro que deverão gerar um novo ponto de equilíbrio nas relações entre desenvolvedores e administradores de shoppings e operadores de lojas e serviços.

Para completar o quadro no qual se insere a nova realidade não se pode esquecer os movimentos sociais que têm se espalhado pelo país, fruto da insatisfação da população com o que tem sido oferecido em termos de serviços especialmente públicos em contrapartida aos impostos pagos, que é uma componente nova, também afetando o segmento.

Esse conjunto de elementos que afeta diretamente desenvolvedores e gestores de shoppings e também os operadores de varejo e serviços, criando um cenário de iguais desafios, deveria aproximar todas as partes envolvidas, pensando, planejando, investindo e administrando de uma forma mais integrada o setor, como forma de capitalizar as muitas oportunidades ainda existentes, reduzir os riscos envolvidos e buscar caminhos para que o retorno dos investimentos pudesse ocorrer de forma mais saudável e em menor tempo.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

A demanda dos consumidores que buscam hiperconveniência

Próxima Postagem

A impressionante expansão do Franchising

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem

A impressionante expansão do Franchising

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.