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Home Inovação

SPC Brasil lança reconhecimento facial para prevenção a fraudes

Redação de Redação
20 de julho de 2018
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
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O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) anunciou o lançamento de uma solução para o mercado de bureaux de crédito: o SPC Reconhecimento Facial. A tecnologia, que no Brasil já é adotada no check-in de companhias aéreas e em dispositivos celulares, agora passa a ser realidade nos processos de concessão de crédito do todo o país.

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Grande aliada do comércio, a nova ferramenta também possui a vantagem de proteger os consumidores de pessoas mal intencionadas. Nos últimos anos, o roubo de dados ou de identidade tem crescido exponencialmente, causando prejuízos ao setor. De acordo com dados da consultoria americana Kroll, sete em cada dez empresas são atingidas por fraudes.

“Buscamos oferecer um sistema altamente sofisticado aos lojistas, que passam a evitar perdas e se prevenir de forma mais eficaz, ao mesmo tempo em que proporciona maior segurança aos seus clientes”, ressaltou Nival Martins, superintendente de bureau de crédito do SPC Brasil.

A expectativa é de que já no primeiro ano de operação 3 milhões de faces sejam cadastradas na base do SPC Brasil. Nas consultas feitas pelos estabelecimentos será possível acessar informações do cliente para uma análise mais completa de crédito, como dados cadastrais do consumidor, informação de inadimplência, protesto, histórico de consultas realizadas e score de crédito (probabilidade de a pessoa ficar inadimplente ou não), por exemplo, em conjunto com as análises do reconhecimento facial, tornando, assim, um dos produtos de consulta de crédito mais completos do mercado para o combate de fraudes.

O mecanismo de evitar fraudes é feito por meio da validação das capturas das faces via webcam que compõe o processo de compra, confrontando com as faces dos consumidores em uma base compartilhada com outras empresas do setor. Com isso, a ideia é acelerar os processos de validação e garantir a segurança da transação.

Uma câmera instalada no estabelecimento comercial captura o rosto do cliente e o registro é enviado ao sistema de Reconhecimento Facial do SPC Brasil que fará a leitura detalhada de seu rosto e codificará essas informações em uma sequência numérica digital — por exemplo, o formato dos olhos, tamanho da boca, contorno do rosto, etc. A sequência é anexada ao cadastro da pessoa e arquivada em um banco de dados, enviando sua identidade para o sistema.

Quando utilizada para comprovação de identidade, a consulta ao seu cadastro biométrico será feita com uma nova captura do seu rosto e o sistema irá cruzar os dados em busca dos padrões registrados para verificar sua autenticidade. Como o conjunto de medições do rosto é único para cada pessoa, a performance da biometria facial é elevada e sua assertividade próxima dos 99,5%.

Durante a fase de testes, o SPC Reconhecimento Facial utilizou o atendimento real de cinco lojistas, três no Nordeste, um no Sul e outro no Centro-Oeste e conseguiu identificar e prevenir fraudes, que geram um custo médio de R$ 8 mil por incidência.

*Imagem reprodução

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