Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Setor de franquias brasileiro registra crescimento de 14,2% no faturamento no 2° trimestre

Setor faturou R$ 69,9 bilhões, aponta ABF

Redação de Redação
13 de outubro de 2025
no Economia, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
O poder multiplicador das franquias a serviço de uma maior consciência nos negócios

O setor de franquias brasileiro acelerou seu crescimento no segundo trimestre deste ano, registrando alta de 14,2% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 69,9 bilhões, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O franchising vem crescendo ano após ano, e o resultado do trimestre reflete a combinação de fatores positivos da economia, como a elevada taxa de emprego e o aumento da massa salarial. O crescimento registrado foi de +14,2% no trimestre, +11,6% no semestre e +14,45% nos últimos 12 meses.

“O resultado do trimestre mostra mais uma vez o dinamismo e a constante evolução do franchising no Brasil. O setor de franquias tem alta capacidade de transformar ideias em negócios e promover o crescimento coletivo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Todos os segmentos listados pela ABF apresentaram variação positiva em seu faturamento no período analisado, com destaque para:

  • Alimentação – Comercialização e Distribuição (+44,0%): impulsionado pela sazonalidade da Páscoa, com aumento no consumo de chocolates e maior procura por produtos de alto valor agregado. O fortalecimento dos mercados autônomos, lojas de conveniência e cafeterias também contribuiu para o resultado.
  • Entretenimento e Lazer (+15,7%): beneficiado pelo aumento da renda real das famílias, pelas mudanças de comportamento pós-pandemia, pelo avanço de experiências digitais e imersivas e por atividades indoor, como espaços de trampolim em shopping centers.
  • Limpeza e Conservação (+15,4%): impactado pelo crescimento de lavanderias de autoatendimento, que atendem às necessidades da população, afetada pela redução do espaço nas moradias e pela diminuição da mão de obra doméstica, entre outros fatores comportamentais das gerações mais jovens.

Também se destacaram os segmentos de Alimentação Food Service (14,2%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (12,5%), Serviços e Outros Negócios (11,5%), Moda e Serviços Automotivos (11,4%).

Mais de 200 mil operações no Brasil

No segundo trimestre, o setor de franquias brasileiro ultrapassou 200 mil operações em funcionamento, com incremento de 7.449 em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando aberturas e fechamentos, o saldo também é positivo, de +2,3%.

Formador de mão de obra, o franchising segue empregando cada vez mais pessoas. O estudo apontou que o número de trabalhadores diretos no setor atingiu 1.745.000 no trimestre.

“O franchising continua gerando oportunidade de emprego e, mais do que isso, capacitando milhares de jovens, principalmente, aqueles do primeiro emprego. Além de capacitar e treinar a mão de obra, as marcas também exercem papel fundamental na formação dos empreendedores de primeira viagem”, explica Leite.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda; entenda

Próxima Postagem

Novo varejo e Omni Experiência: como integrar dados para encantar o consumidor?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Indústria

McCain anuncia investimento de R$ 1,8 bilhão na expansão de sua fábrica em Araxá

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Economia

CMN aprova normas para empréstimos de R$ 4 bilhões a companhias aéreas

31 de outubro de 2025
Latam
Economia

Latam reforça malha internacional para 2026 e mira retorno ao Oriente Médio

31 de outubro de 2025
Ao lado de Lula, CEO da Volkswagen anuncia R$ 16 bi em investimentos para lançar 16 carros
Economia

Volkswagen terá versões híbridas para todos os novos modelos a partir de 2026

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Varejo

Fórmula 1: Shell Select inaugura loja temática em São Paulo

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem

Novo varejo e Omni Experiência: como integrar dados para encantar o consumidor?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile