O Grupo Heineken acaba de lançar uma plataforma de treinamento e networking destinada a capacitar e conectar profissionais a bares e restaurantes em todo o Brasil. A ferramenta, batizada de “Desce+1”, realiza a emissão de diplomas e facilita o intercâmbio entre profissionais disponíveis cadastrados na plataforma e vagas abertas no setor.
O objetivo, de acordo com a Heineken, é “ampliar o conhecimento dos profissionais em temáticas importantes para especializar a operação dos estabelecimentos e proporcionar uma experiência qualificada ao consumidor”.
Por meio de capacitação em tópicos variados, como gestão de negócios, conhecimento sobre cervejas e primeiros socorros, a iniciativa pretende impactar mais de 5 mil profissionais por meio de conteúdos que abordam os temas a partir de diferentes vieses.
O módulo “Um mundo melhor”, voltado para ESG, vai reunir informações sobre consumo responsável de álcool, sustentabilidade, segurança no trabalho, entre outros. Já no módulo “Cerveja”, o público poderá conhecer mais sobre a história da cerveja, estilos, mitos e verdades. Além desses, outros três módulos com mais de dez temas estarão disponíveis e novos conteúdos serão adicionados mensalmente.
Interação como no LinkedIn
Além do treinamento, a plataforma do Grupo Heineken vai permitir a conexão entre profissionais, bares e restaurantes associados à plataforma para possíveis contratações. Isso será feito pelo “Desce+1” de forma similar à forma como ocorre no LinkedIn. A plataforma conta com uma aba específica na qual os profissionais podem conferir os processos seletivos em aberto e realizar inscrições. Os donos de estabelecimentos poderão acessar informações de currículo compartilhadas por profissionais que já estão imersos nos treinamentos.
Segundo Fernando Mancuso, diretor de Canais Especiais e Trade do Grupo Heineken, a plataforma foi desenvolvida para beneficiar simultaneamente as três frentes do mercado On-Premise: os estabelecimentos, que podem incrementar suas operações com novos profissionais e reduzir o tempo de contratação de um integrante para a equipe; os profissionais, que se especializam e contam com um banco de vagas abertas diariamente; e o consumidor, que pode desfrutar de uma maior qualificação no serviço dos estabelecimentos. A expectativa é atingir pelo menos 4 mil pontos de vendas pelo Brasil, no primeiro semestre de atuação.
O Desce+1 está disponível em todas as lojas de aplicativos para dispositivos Android e iOS. Os interessados precisam realizar um cadastro simples com dados pessoais básicos e histórico de conhecimentos e habilidades. Da mesma forma, os estabelecimentos interessados precisarão preencher um registro com informações essenciais.
Imagem: Shutterstock



