O pontapé inicial da NRF Europa foi dado! Matthew Shay, presidente da National Retail Federation (NRF), associação dos varejistas dos Estados Unidos, fez a abertura da primeira edição do evento no continente europeu, realizado na cidade de Paris, ao lado de Juan Manuel Morales, presidente da EuroCommerce, a principal associação do setor na União Europeia.
Na sequência, Guillaume Motte, CEO da Sephora, rede de beleza de origem francesa, inaugurou os conteúdos do evento com a palestra “We belong to something beautiful” (“Pertencemos a algo belo”), falando, principalmente sobre diversidade e inclusão, tema que vem crescendo bastante nos últimos anos.
Na sequência, Miguel Angel Gonzalez Gisbert, CDO Global do Carrefour, ao lado de Mauro Anastasi, sócio da Bain&Company, e Jérôme Hamrit, SEVP de Data e Retail Media do Vusiongroup, falaram sobre a transformação digital que as lojas físicas têm passado.
Com um painel intitulado “Powering stores with data & AI” (“Alimentando lojas com dados e IA”), o debate foi sobre um novo modelo de varejo, mais centrado no ser humano, apesar do uso massivo de tecnologia, promovendo melhores oportunidades de emprego, experiências de compra aprimoradas e um ambiente centrado no consumidor.

Cobertura especial da M&C
O executivo franco-brasileiro Stéphane Engelhard, que atuou em multinacionais como Accor e Carrefour e hoje ocupa assentos em conselhos consultivos e projetos focados em governança corporativa, fará uma cobertura especial da NRF Retail’s Big Show Europa para a Mercado&Consumo.
O evento terá como tema “Retail Together” e reunirá executivos de empresas como Sephora, Zalando, Galeries Lafayette, Apple, Google Cloud, Best Buy, Kingfisher, Yamamay e KPMG. A programação inclui mais de 100 sessões sobre comércio unificado, inovação tecnológica, logística, sustentabilidade e o impacto da Inteligência Artificial (IA) no setor.
Stéphane Engelhard enviará artigos exclusivos para a Mercado&Consumo com os principais destaques do evento, assim como análises do atual momento do varejo europeu. Ele também vai participar da programação do Latam Retail Show sponsored by IBM, que chega à 10ª edição e será realizado em São Paulo nos mesmos dias. Entre 16 e 18 de setembro, Stéphane Engelhard vai conversar com a editora-executiva da M&C, Aiana Freitas, debatendo os insights das principais palestras. O conteúdo será apresentado no palco do Latam Retail Show.
Quem é Stéphane Engelhard
Stéphane Engelhard é formado em Administração e foi executivo de duas grandes multinacionais no Brasil, a Accor e o Carrefour. Ocupou várias funções, entre elas a de CFO da Accor Amlat e do Carrefour Brasil e de CEO da Accor na Europa Central e CEO do Carrefour Property no Brasil.
Em 2022, Stéphane Engelhard deixou a vida executiva para ocupar assentos em conselhos consultivos e projetos focados em governança corporativa para empresas familiares. Stéphane foi também Presidente da Câmara de Comércio França Brasil e é membro dos Conselheiros do Comércio Exterior da França no Brasil.
NRF Europa
A NRF 2025: Retail’s Big Show Europe é uma fusão do legado da Paris Retail Week com a expertise global da National Retail Federation (NRF, a federação que representa o varejo nos Estados Unidos).
A área da feira ocupará 25 mil m² distribuídos em dois pavilhões (Hall 4 e Hall 6) e destacará os avanços mais recentes em digitalização do varejo, logística, soluções integradas e tecnologias de engajamento do consumidor. Serão oferecidos tours guiados pela exposição e visitas a lojas inovadoras em diversos pontos de Paris.
A NRF também realiza, há dois anos, um evento de grande porte focado no varejo asiático: a NRF Ásia-Pacífico, em Singapura.
Imagens: Stéphane Engelhard




