Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Google: Plataformas movimentam mais de R$ 215 bilhões no Brasil

Estudo mostra impacto de busca, Google Ads, AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube

Redação de Redação
29 de agosto de 2025
no Inovação, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos

As plataformas do Google movimentaram R$ 215,4 bilhões na economia brasileira em 2024, segundo dados da própria empresa. O Relatório de Impacto Econômico avalia o impacto da busca, Google Ads, AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube. O valor representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, quando o impacto estimado foi de R$ 188 bilhões.

O levantamento foi realizado pela consultoria internacional Access Partnership, que é responsável por estudos semelhantes em países como Austrália, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia. A metodologia considera dados públicos e estima benefícios como aumento de receita, economia de custos e ganhos de eficiência para empresas e consumidores.

O estudo detalha o impacto regional das plataformas do Google. Em 2024, o uso das soluções da empresa ajudou a movimentar R$ 107,9 bilhões no Sudeste, R$ 36,9 bilhões no Sul, R$ 37,4 bilhões no Nordeste, R$ 20,2 bilhões no Centro-Oeste e R$ 12,9 bilhões no Norte.

A distribuição reflete uma média ponderada de indicadores estruturais de cada região, como a proporção da população e das empresas conectadas à internet, o PIB local e o valor agregado de bens e serviços.

O relatório também estima que o número de postos de trabalho conectados direta ou indiretamente ao mercado de desenvolvimento de aplicativos para a Google Play e o ecossistema Android chegou a 354 mil — um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. O número considera não apenas desenvolvedores de aplicativos, mas também profissionais de áreas como marketing, vendas e funções indiretas associadas à cadeia produtiva do setor.

Outro destaque está nos ganhos de produtividade com o uso das ferramentas do Google Workspace, como Drive, Documentos, Planilhas e Apresentações nos ambientes profissionais. Em média, os usuários economizam 194 horas por ano com tarefas operacionais e outras 184 horas com reuniões e colaborações online.

“Acreditamos que a tecnologia é um vetor de desenvolvimento econômico e transformação social. Em 2024, nossas plataformas impulsionaram empresas e criadores em todo o Brasil a movimentarem a economia, gerando empregos e apoiando a inovação em todas as regiões”, diz Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Uso de Inteligência Artificial

Uma das novidades desta edição é a inclusão de uma análise inédita sobre o uso de inteligência artificial no cotidiano dos brasileiros. A pesquisa foi conduzida pela Access Partnership em maio de 2025, com 500 pessoas conectadas à internet em todas as regiões do país. A amostra é estatisticamente representativa considerando a população usuária de internet no Brasil e tem nível de confiança de 90%.

Os dados revelam que 91% dos entrevistados afirmam já utilizar ferramentas com recursos de IA, e 76% pretendem ampliar esse uso nos próximos meses. Entre as principais razões pelas quais os consumidores estão utilizando ferramentas com AI, estão:

  • Aprender novas habilidades e ganhar conhecimento (66%)
  • Melhorar resultados no trabalho (49%)
  • Melhorar resultados em tarefas cotidianas (47%)

De acordo com a pesquisa, os consumidores utilizam a IA do Google, o Gemini, no trabalho por uma série de motivos. Entre eles, estão:

  • O aumento da qualidade do trabalho (87%)
  • Gerar novas ideias e conteúdos (87%)
  • O apoio no aprendizado de novos temas ou habilidades (86%)

Além do uso profissional, o Gemini também tem sido usado para facilitar tarefas cotidianas fora do trabalho (83%), apoiar o aprendizado fora do ambiente profissional (81%), oferecer entretenimento ou inspiração criativa (79%), ajudar a explorar hobbies e interesses pessoais (79%), apoiar decisões do dia a dia (77%) e apoiar a comunicação na vida pessoal (69%).

“Vemos que a IA já faz parte da rotina da população e abre novas oportunidades de aprendizado, produtividade e criatividade”, afirma Fábio Coelho.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dia Supermercados amplia sua linha de marca própria com lançamento de cookies

Próxima Postagem

Presidência da COP30 apela para que empresários compareçam ao evento

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Neon recebe aporte de R$ 1,6 bilhão e anuncia status de ‘unicórnio’
Economia

Neon reduz prejuízo e foca em amadurecimento, mas lucro consistente ainda é desafio

30 de setembro de 2025
Produtos

Guaraná Jesus lança versão Zero e mantém a cor rosa e o sabor tradicional

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
COP30 e o mercado de hospitalidade no Brasil

Presidência da COP30 apela para que empresários compareçam ao evento

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile