A circularidade tem se tornado um diferencial competitivo diante de um consumidor cada vez mais ligado a propósito e a Lojas Renner tem levantado essa bandeira de forma prática. Em 2021, a marca lançou a primeira loja do País construída e operada dentro dos princípios de circularidade para atingir a máxima ecoeficiência e redução dos impactos ambientais. De lá para cá, todas as unidades da rede inauguradas ou reformadas seguem o modelo que permite.
As lojas circulares usam apenas fontes de energia renovável de baixo impacto e contam com equipamentos automatizados mais eficientes, que reduzem o consumo de energia e água. Para efeito de comparação, elas alcançam resultados como uma redução de 56% no consumo de água e de 24% nas emissões de CO₂, na comparação com as lojas convencionais.
As áreas de vendas, criadas de forma modular e padronizada, permitem múltiplas mudanças de layout, com pisos e paredes duráveis e neutros, equipamentos de exposição móveis produzidos com matérias-primas responsáveis e uma estética que contribui para a extensão da vida útil das instalações.
Confira, abaixo, os principais destaques das lojas circulares da Renner.
Arquitetura única
As lojas contam com arquitetura guiada pelo design circular, além de seguirem preceitos das certificações eco friendly LEED e BREEAM. Com isso, o uso de materiais foi otimizado para evitar descartes e melhorar suas vidas úteis.
Espaços mais verdes
Além do uso de materiais recicláveis desenvolvidos a partir das premissas de circularidade, as lojas circulares da Renner têm espaço de destaque para a biofilia, com o uso de plantas e elementos naturais.
Sustentabilidade em destaque
As lojas contam com espaços dedicados para iniciativas de sustentabilidade da Renner como o Ecoestilo. Trata-se do programa de logística reversa da marca, tocado em parceria com o brechó online Repassa e o aplicativo SOS Costura. Outros destaques são os produtos que contam com o Selo Re Moda Responsável.
Circularidade nos detalhes
Nas fachadas das lojas circulares da Renner, uma área permeável e transparente traz mais luminosidade, tornando os espaços mais convidativos. O mobiliário e manequins também foram desenvolvidos em processos circulares, contando, inclusive, com logística reversa.
Imagens: Divulgação e Reprodução




