O eixo Sul-Sudeste e o Nordeste foram as regiões que mais enviaram e receberam pacotes no segundo trimestre deste ano, segundo levantamento do Mapa da Logística, realizado pela Loggi, que também destaca o crescimento expressivo no Centro-Oeste, especialmente em Goiás.
De acordo com os dados, os estados com maior crescimento no envio de pacotes no período foram:
- Santa Catarina (275%)
- Rio Grande do Sul (175%)
- Goiás (167%)
- Espírito Santo (124%)
- Minas Gerais (45%)
Quando se trata de entregas nacionais, aproximadamente metade de todo o volume transportado no País chega ao destino em até dois dias, e 60% em até três dias, indicando avanços constantes na eficiência logística.
Categorias mais consumidas
Em todos os portes de negócio (pequenos, médios e grandes), a categoria com maior destaque foi vestuário e moda, que liderou o consumo nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O resultado foi impulsionado por datas comemorativas que movimentaram o varejo entre maio e junho, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
Outro segmento que se destacou foi o de serviços financeiros — como cartões e maquininhas de pagamento — que liderou nas regiões Nordeste e Norte, possivelmente refletindo o crescimento dos bancos digitais e do microempreendedorismo.
Entre os segmentos que mais cresceram no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023, estão:
- Óticas (302%)
- Farmácias (204%)
- Artigos esportivos (196%)
- Joias e bijuterias (144%)
- Jogos e brinquedos (126%)
Imagem: Envato