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Home Supermercados

Estudo revela que 75% dos brasileiros usam apps para fazer compras no supermercado

Entre os principais motivadores para o uso do e-commerce está a entrega rápida, citada por 65% dos respondentes

Redação de Redação
23 de junho de 2025
no E-commerce, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Estudo revela que 75% dos brasileiros usam apps para fazer compras no supermercado
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Com o brasileiro cada vez mais conectado, o uso de apps para fazer compras se tornou comum, e com as compras de supermercado não é diferente: 75% dos consumidores do País utilizam aplicativos de lojas ao menos uma vez por mês para pesquisar ou adquirir produtos.

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De acordo com estudo da Neogrid, em parceria com a Opinion Box, que ouviu mais de 2 mil pessoas, 33% utilizam esses recursos semanalmente, 23% mensalmente e 19% diariamente. Apenas 4% dizem recorrer à tecnologia de forma ocasional.

O levantamento revela também que 35% dos entrevistados utilizam apps e sites de terceiros para compras de supermercado de forma eventual, enquanto 27% fazem uso semanalmente e 8% recorrem a essas plataformas todos os dias. Em contraste, 9% nunca utilizaram esses canais digitais para esse tipo de compra.

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Entre os principais motivadores para o uso do e-commerce está a entrega rápida, citada por 65% dos respondentes. Na sequência, aparecem:

  • personalização dos produtos (14%)
  • experiências imersivas (8%)
  • Inteligência Artificial (IA) (6%)

Ao optar por novas alternativas tecnológicas no varejo, 35% dos respondentes buscam facilidade na compra, 33% economia de tempo, 18% uma trilha de consumo diferenciada e 13% valorizam o acesso a informações detalhadas.

Movimento positivo no varejo físico

No ambiente físico, 66% dos entrevistados acreditam que os estabelecimentos estão se adaptando de forma satisfatória às novas tecnologias. A maioria (61%) já utilizou atendimento sem humanos nos supermercados, como caixas automáticos ou self-checkout, e aprovou a experiência. Outros 23% ainda não testaram, mas demonstram interesse. Já 11% experimentaram e não gostaram, enquanto 5% afirmam não ter utilizado e não pretendem aderir a esse tipo de serviço.

Quanto à adoção de recursos mais avançados, como escaneamento por celular, realidade aumentada e IA, 47% ainda não experimentaram essas soluções, mas cogitam testá-las. Outros 39% já utilizaram e consideraram positivas, 6% nunca fizeram uso e não têm intenção de fazê-lo.

Sobre a disposição para pagar mais por uma experiência de compra inovadora, 37% dos entrevistados se declaram neutros, 24% estão dispostos e 18% muito dispostos a investir em produtos ou serviços que proporcionem uma jornada mais inovadora.

A variedade de marcas e produtos é o principal fator de atração para uma loja física (50%), seguida por:

  • entrega rápida (31%)
  • pagamento móvel (6%)
  • personalização de produtos, imersões e IA (3%)

Para o futuro, embora a maioria já perceba mudanças significativas no comércio físico, 49% esperam mais tecnologia e inovação nesses locais, 21% desejam maior personalização da oferta, 18% querem mais facilidade para trocar ou devolver produtos e 10% almejam ter mais opções de pagamento disponíveis.

Imagem: Envato

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