Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Visa anuncia estratégias para o comércio com IA e uso de stablecoins em cartões

Empresa já emitiu 4,7 bilhões de cartões no mundo,

Redação de Redação
1 de maio de 2025
no Economia, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Visa anuncia estratégias para o comércio com IA e uso de stablecoins em cartões

A Visa, que já emitiu 4,7 bilhões de cartões no mundo, anunciou nesta quarta-feira, 30, tecnologias para permitir o comércio com Inteligência Artificial (IA), com consumidores fazendo buscas e compras com essas ferramentas, usando por exemplo, comandos de voz, além de parcerias para trazer as stablecoins, as criptomoedas baseadas em divisas fortes, como o dólar, antes restritas ao universo dos criptoativos, para o mundo dos cartões.

Em evento em São Francisco, onde fica a sede da bandeira, que registrou 310,4 bilhões de transações em seus cartões em 2024, o CEO mundial da Visa, Ryan McInerney, disse em uma apresentação que, em um mundo cada vez mais digital, novas formas de pagar compras e serviços estão surgindo. E as mudanças com IA serão radicais, afetando a forma como o comércio funciona, disse ele. “Vemos potencial imenso para uso de agentes de IA no comércio.”

No caso da IA, a combinação dessa tecnologia com o comércio digital “mudará radicalmente”, disse McInerney, a maneira como os consumidores descobrem e compram produtos e serviços.

Num futuro próximo, os consumidores habilitarão agentes de IA para navegar, selecionar, comprar e gerenciar tarefa no mundo do comércio eletrônico. E para isso, é preciso criar um ambiente que as pessoas confiem nessas inovações para usá-las, e também os bancos precisam ter confiança nelas, para fazerem os pagamentos, e o mesmo vale para os vendedores, para fazerem as vendas. E a bandeira quer usar sua estrutura para fornecer essa segurança.

Já há 1 bilhão de usuários das principais plataformas de IA. E em lojas de comércio eletrônico, um levantamento identificou crescimento de 1.200% no tráfego iniciado por ferramentas de IA, mostram números apresentados no evento pelo diretor de produtos e estratégia da Visa, Jack Forestell.

Segundo o diretor da Visa, o uso de IA no comércio vai desde tarefas simples, como compras de supermercado, até as mais sofisticadas, como pedir, quando se planeja uma viagem, por exemplo, buscas e decisões de garantir logo a reserva em restaurante badalado ou o ingresso de um show disputado. Mas para tudo isso funcionar é preciso uma estrutura que permita o funcionamento das compras e vendas.

“O pagamento é um elemento crucial para o sucesso de qualquer caso de uso de comércio com IA”, disse Forestell. A bandeira processou 3,3 trilhões de transações nos últimos 25 anos e agora quer estender essa infraestrutura e os padrões hoje já existentes no comércio digital e físico ao comércio com IA.

Para desenvolver a IA no mundo dos pagamentos, a Visa anunciou parcerias e colaboração com empresas de IA, como Perplexity, OpenIA e Mistral AI, até marcas gigantes como Microsoft.

Dentro dessa estratégia, no evento desta quarta-feira, a bandeira de cartões apresentou o “Visa Intelligent Commerce”, uma estratégia que abre a rede de pagamento da companhia aos desenvolvedores e engenheiros que estão criando a primeira geração do comércio com IA.

Nas stablecoins, um dos anúncios foi uma acordo com a Bridge, plataforma especializada nessas moedas, que pertence à Stripe, para criar um cartão da bandeira vinculado a stablecoins. Os portadores poderão fazer compras usando seu saldo em stablecoin em qualquer um dos 150 milhões de estabelecimento comercial que aceite Visa. Por exemplo, quando um cliente na Colômbia ou em Belo Horizonte fizer uma compra em um estabelecimento comercial local com um cartão Visa habilitado pela Bridge, esta debitará o montante necessário desse saldo e o converterá em moeda fiduciária, permitindo que o comerciante seja pago em moeda local, como em uma transação comum.

A estratégia começa na América Latina, na Argentina, Colômbia, Equador, México, Peru e Chile. A tecnologia chegará à Europa, África e Ásia nos próximos meses, de acordo com comunicado da bandeira.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Gol anuncia acordo com grupo de credores para sair da recuperação judicial nos EUA

Próxima Postagem

Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile