Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Meios de pagamento

Pix cresce, crédito domina e dinheiro desaparece dos supermercados

Faturamento do setor cresce 6,5% em 2024 e bate R$ 1,1 trilhão

Redação de Redação
16 de abril de 2025
no Meios de pagamento, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Após adiamentos, regra para trabalho no comércio aos domingos vai entrar em vigor
[the_ad id="169690"]

Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostram mudanças nos meios de pagamento usados pelo consumidor. O cartão de crédito ultrapassou o de débito nos supermercados e respondeu por 31% do total em 2024, ante 25,4% em 2022 (a comparação, nesse caso, não é com o ano passado). O crescimento foi de 21,9% nesse período. Mas a maior alta foi a do Pix: 192,8%, passando de 2,7% para 7,9%.

[the_ad id="138406"]

Divulgado na noite de segunda-feira, 14, o Ranking Abras 2025 mostra que o setor teve faturamento de R$ 1,1 trilhão no ano passado, 6,5% ante 2023. O número de lojas aumentou 2,3%, para 424,1 mil – por elas passam, diariamente, 30 milhões de pessoas. A rede de supermercados manteve 9 milhões de postos de trabalho, diretos e indiretos. E a participação no PIB subiu para 9,1%.

“O varejo alimentar brasileiro é robusto, inovador e essencial para o desenvolvimento do País”, afirmou o presidente da associação, João Galassi, na abertura do Smart Market Abras 2024, encontro que está sendo realizado até esta terça, 15, em São Paulo.

[the_ad id="99067"]

“Os resultados reforçam nossa importância estratégica, destacando a força e a capacidade de crescimento contínuo de um setor vital para a economia e para a população brasileira.” O Top 5 do ranking traz as mesmas empresas do ano anterior, com Supermercados BH (faturamento de R$ 21,3 bilhões) ultrapassando o Grupo Pão de Açúcar (R$ 20 bilhões) e assumindo o quarto lugar.

As três primeiras são Carrefour (faturamento de R$ 120,6 bilhões), Assaí (R$ 80,6 bilhões) e Grupo Mateus (R$ 36,4 bilhões). As cinco maiores somam R$ 278,9 bilhões e as 10 primeiras, R$ 344,6 bilhões. A lista (confira aqui) traz 1.017 empresas do setor.

Enquanto o uso de cartão de crédito nos supermercados cresceu 21,9%, o débito caiu 8,7% de 2022 para 2024. A queda foi maior no caso do dinheiro físico: -23,6%, embora esse meio ainda concentre 17,3% do total. Os vales alimentação e refeição tiveram aumento de 14,3%, enquanto o Pix subiu 192,8% e agora representa 7,9%. Ainda segundo a Abras, praticamente 12% dos consumidores pagaram suas contas sozinhos (self check-outs).

A entidade aponta também “baixa concentração de poder econômico”. Conforme o ranking, elaborado em parceria com a m parceria com a NielsenIQ, as empresas Top 3 correspondiam a 22% do faturamento em 2023. O dado deste ano ainda não foi divulgado, mas as informações disponíveis mostram que essa participação não se alterou.

De acordo com os números apresentados pela Abras, a concentração sobe a 41% na Espanha, a 50% na França, 51% na Argentina, 80% no México, 91% no Chile e 100% no Peru. A pesquisa inclui supermercados convencionais, hipermercados, lojas de vizinhança e de conveniência, atacarejos, contêineres em condomínios e minimercados/mercearias/armazéns/hortifrutis.

Também em 2023, as micro e pequenas empresas de varejo alimentar no Brasil correspondiam a 76,8% do total (318,4 mil, em universo de 414,7 mil). E a 61,1% (5,5 milhões) dos empregos (total de 9 milhões). Dessas quase 320 mil empresas, 72% (228,1 mil) eram minimercados, mercearias e armazéns, 19% (59,1 mil) estavam no comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios e 10% (31,2 mil) no varejo de produtos hortifrutigranjeiros. A referência, nesse caso, é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae). A Abras cita como fontes o Sebrae, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal.

Com informações de Agência DCNews
Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Decreto do Mover exige que carros poluam 50% menos

Próxima Postagem

Foot Locker transforma lojas em centros de experiência com tecnologia e imersão

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Foot Locker

Foot Locker transforma lojas em centros de experiência com tecnologia e imersão

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.