Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Haifa inaugura fábrica em Minas Gerais e vê espaço para Brasil crescer fatia na receita global

A linha produzida no Brasil será vendida para todo o País por meio de oito centros de distribuição nacionais

Redação de Redação
31 de janeiro de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Haifa

A Haifa Group, empresa israelense de fertilizantes especiais, inaugurou, na quinta-feira, 30, sua primeira unidade fabril brasileira em Uberlândia (MG) e vê possibilidade de, no médio a longo prazo, ter o Brasil como um dos seus três principais mercados.

“O Brasil hoje está quase no nível de importância das cinco maiores subsidiárias no mundo”, contou a diretora-geral na América do Sul, Giuliana Feldman. “A expectativa é a de que a operação, aqui, comece a ter cada vez mais participação no faturamento da empresa. Entre o médio e o longo prazo, o Brasil pode estar entre os três primeiros países em participação na receita porque aqui temos capacidade de expansão. Na Europa já somos líderes, o crescimento está bastante estabilizado lá.”

A empresa não abre números de faturamento e do tamanho do investimento para o empreendimento.

Com a fábrica mineira, a Haifa passa a ter quatro unidades de produção própria no mundo – as outras estão em Israel, país sede, na França e no Canadá -, além de outras fábricas com parceiros na Grécia, na Itália, na Holanda, na África do Sul e uma recém-inaugurada joint venture na Índia.

O plano também era vir para o Brasil por intermédio de uma parceria, disse Feldman, mas a empresa não encontrou nenhuma produção similar e resolveu construir do zero sua própria estrutura. A Haifa tem 19 subsidiárias em todos os continentes e seus produtos chegam a mais de cem países.

A nova unidade de aproximadamente 20 mil metros quadrados será responsável por fabricar fertilizantes de liberação controlada, isto é, com capacidade de liberar, no solo, os nutrientes conforme a necessidade da planta, e com maior capacidade de absorção do que o insumo tradicional.

A tecnologia para essa liberação gradual ainda será produzida na França. O Brasil ficará responsável pela proporção da mistura de nitrogênio, fósforo e potássio, feita de acordo com cada região e cultura.

“É uma tecnologia pouco adotada no mercado brasileiro, mas amplamente utilizada no mercado europeu, onde as legislações já preconizam que não se deve aplicar fertilizante no solo, principalmente os nitrogenados, sem proteção”, disse a diretora. “Isso é algo que, independentemente de a legislação brasileira permitir e ainda não ter esse olhar para o impacto ambiental, a Haifa já está antecipando, porque entende que essa é a agricultura mais amigável para o planeta.” Fertilizantes hidrossolúveis, principal especialidade da empresa israelense, continuam sendo importados. A Haifa produz produtos com foco em vegetais e frutas e para grandes culturas como milho, café e citros.

A linha produzida no Brasil será vendida para todo o País por meio de oito centros de distribuição que já tem por aqui, nos Estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Exportações eventuais para países da América do Sul são uma possibilidade, mas o foco é o território nacional. Uma nova fábrica no Brasil, na Região Sul ou no Nordeste, também poderia ser construída no futuro, completou a executiva.

A fábrica em Minas Gerais já entra em atividade com capacidade de produção de cerca de 20 mil toneladas por ano. No entanto, a ideia é começar com 6 mil toneladas no primeiro ano e crescer aos poucos, com projeção de crescimento para 20 mil toneladas em até cinco anos e 40 mil toneladas em até dez anos, ritmo que Feldman considera “orgânico e sustentável”.

A escolha do Brasil para a nova fábrica – assim como a Índia para a joint venture – deve-se ao potencial que a Haifa vê nos dois países para crescimento no agronegócio e como grandes produtores de alimentos.

“A empresa entendeu que o Brasil tem grande potencial de expansão e quer mostrar para o mercado que estamos investindo e engajados com a agricultura brasileira. Principalmente com o meio ambiente, trazendo tecnologias que estejam preocupadas com a otimização de recursos e o menor impacto ambiental possível”, conclui a executiva.

Com informações de Estadão Conteúdo (Audryn Karolyne).
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Apesar de resultado divulgado, Correios estão em trajetória positiva, diz Esther Dweck

Próxima Postagem

Itaú passa a ‘alertar’ cliente via WhatsApp sobre possíveis golpes em transações

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Itaú golpes

Itaú passa a 'alertar' cliente via WhatsApp sobre possíveis golpes em transações

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.