Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Abastecimento

Churrasco é escolha de 33% dos lares para festas de fim de ano

Consumo semanal chega a 1,7 vezes por semana, com destaque para carnes bovinas

Redação de Redação
1 de dezembro de 2024
no Abastecimento, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
churrasco

O consumo de proteínas de origem animal, especialmente para churrasco, tem crescido no Brasil, segundo análise da divisão Worldpanel da Kantar. Atualmente, 29 milhões de brasileiros fazem churrasco semanalmente. Além disso, 33% dos lares escolhem esse preparo para as festas de fim de ano, um aumento de 10% em relação a 2021.

Entre os consumidores regulares, a frequência média de preparo é de 1,7 vezes por semana. As carnes bovinas são as mais consumidas, presentes em 60% dos churrascos, seguidas por aves e linguiças.

O aumento no consumo está relacionado à estabilização dos preços, segundo Raquel Ferreira, diretora comercial da divisão Worldpanel da Kantar. “O brasileiro faz hoje, em média, quatro compras de proteínas por mês, uma a mais do que fazia em 2023. A maior concentração ainda é de aves, bovinos e suínos, que representam 64% do volume consumido no País”, afirma Ferreira.

O Acém é o corte bovino mais consumido, com destaque nas regiões da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro. As compras são realizadas principalmente em supermercados, que respondem por 20,7% do volume, com um ticket médio de R$ 50,59. Pequenos varejos concentram 30,2% das vendas, com ticket médio de R$ 51,42, seguidos pelo varejo tradicional, com 21,1% e ticket médio de R$ 43,30. Açougues, apesar de representarem apenas 7,7% do volume, registram o maior gasto médio, de R$ 66,85.

Recentemente, a falta de abastecimento de carnes bovinas expôs riscos na operação de grandes redes varejistas, diante de possíveis boicotes de frigoríficos. “A indústria como um todo precisa estar atenta a essas movimentações e definir rapidamente as melhores estratégias para minimizar os impactos em suas marcas ou categorias durante esses períodos de incerteza”, conclui Ferreira.

Os dados são do Painel de Uso e Consumo da Kantar, que acompanha continuamente os hábitos de 11.300 domicílios em todas as regiões e classes sociais, representando cerca de 60 milhões de lares no Brasil.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Black Friday: Comércio comemora vendas maiores que as do pré-pandemia, pela 1ª vez

Próxima Postagem

Sob nova CEO, Ânima diz mirar mercado de R$ 100 bi, com ensino ampliado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Sob nova CEO, Ânima diz mirar mercado de R$ 100 bi, com ensino ampliado

Sob nova CEO, Ânima diz mirar mercado de R$ 100 bi, com ensino ampliado

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile