Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Automação

Automação no e-commerce triplica produtividade e reduz erros na intralogística

Uso de esteiras automatizadas e sistemas de classificação de alto fluxo, por exemplo, melhoram eficiência e escala

Redação de Redação
28 de outubro de 2024
no Automação, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Automação no e-commerce triplica produtividade e reduz erros na intralogística

O mercado de intralogística está revolucionando o e-commerce, pois possibilita ganhos expressivos de eficiência e precisão. As empresas que adotaram tecnologias avançadas, como esteiras automatizadas e sistemas de classificação de alto fluxo, reportam aumentos de produtividade que chegam a triplicar com o mesmo número de operadores.

No primeiro trimestre de 2024, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 44,2 bilhões, representando um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento foi impulsionado, em parte, pelos processos de automação e investimentos em tecnologia alinhados com a elevação do ticket médio, que passou de R$ 470 em 2023 para R$ 492 por consumidor em 2024.

A automação tem desempenhado um papel crucial nesse crescimento, impactando diretamente na redução de custos operacionais e na otimização do espaço de armazenagem. Com a adoção de tecnologias avançadas, como esteiras automatizadas e robôs de picking, as empresas conseguem aumentar o fluxo de pedidos sem a necessidade de ampliar a equipe. Essa eficiência operacional melhora a experiência do cliente ao reduzir devoluções e erros de pedidos, reforçando a competitividade no setor.

Robôs

A implementação de robôs para picking, que realizam a separação e o reabastecimento de estoques de forma autônoma, somada às inovações tecnológicas reduz a necessidade de deslocamento dos operadores e minimiza os erros no envio de produtos, já que o trabalho é combinado com sistemas de conferência automatizados, garantindo mais precisão.

Em projetos que incluem esteiras automatizadas, o payback ocorre entre um e dois anos, dependendo do volume de operações. Segundo Helena Tamura, gerente de Automação da Águia Sistemas, empresa especializada em estruturas e integração de armazenagem, movimentação e automação para intralogística, são muitos os benefícios da automação em suas operações de intralogística.

“Investir em tecnologia não só permite aumentar a capacidade de processamento sem expandir a equipe, mas também melhora significativamente a precisão dos pedidos, reduzindo custos e otimizando a experiência do cliente”, pontua a executiva.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Metade da indústria não trata cibersegurança com prioridade, diz pesquisa

Próxima Postagem

iFood expande entre supermercados online ao comprar fatia da Shopper

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
iFood investe em três startups com solução de gestão e ponto de venda

iFood expande entre supermercados online ao comprar fatia da Shopper

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile