Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Nove em cada dez consumidores acima de 50 anos veem preço essencial ao escolher farmácias

O estudo também aponta que 73,3% dessa população lida com pelo menos uma doença crônica

Redação de Redação
8 de outubro de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidores

91% dos consumidores com 50 anos ou mais consideram o preço dos produtos como o critério mais importante ao escolher uma farmácia. Os dados são de um estudo de 2024 do IFEPEC, em parceria com o NEIT da Unicamp, que entrevistou 2.200 consumidores e 300 cuidadores de idosos em todo o Brasil.

A preocupação com os custos é evidente, já que 36,9% dos consumidores desse grupo dependem da aposentadoria como principal fonte de renda. Outros 21,1% estão envolvidos em atividades informais e 19,3% são empregados no setor privado. Além disso, 67,7% dos entrevistados pagam por seus próprios medicamentos, enquanto 28,1% dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do Programa Farmácia Popular.

O estudo também aponta que 73,3% dessa população lida com pelo menos uma doença crônica, como hipertensão (54,1%), diabetes (24,2%) ou colesterol alto (19,3%). Apesar de 85,8% dos entrevistados pesquisarem preços em outras farmácias, 61,4% afirmam que compram quase sempre no mesmo estabelecimento.

Fatores adicionais que influenciam a escolha da farmácia incluem localização (60,1%), disponibilidade de estoque (54,4%), estacionamento (52,9%), participação no programa Farmácia Popular (43,6%) e qualidade do atendimento (39,2%).

Cerca de 48,1% dos entrevistados relataram dificuldades na gestão de medicamentos, com desafios como a leitura das embalagens (25,3%) e o cumprimento dos horários (17,3%). Aproximadamente 45% afirmaram praticar alguma atividade física, com a caminhada sendo a mais comum.

Em relação aos hábitos de compra, 86,6% dos consumidores ainda preferem as compras presenciais, mas 17,5% mencionaram utilizar o WhatsApp para pedidos e 8,7% utilizam aplicativos de farmácias, indicando uma leve migração para o digital.

Principais redes de farmácias faturam R$ 91,3 bi em 2023

Os principais nomes do varejo farmacêutico nacional geraram vendas de R$ 91,3 bilhões em 2023, uma evolução de 13,5% sobre o ano anterior. O número é medido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que também faz o ranqueamento das redes por faturamento e número de lojas. Segundo os dados de 2023, nada mudou no topo dessas listas e a RD Saúde (Raia Drogasil) segue na liderança de ambas as listas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Regra para crédito em comunidades não pode ser igual à de multinacional, diz Mercadante

Próxima Postagem

Mundo Verde anuncia rebranding para reposicionamento da marca própria

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mundo Verde

Mundo Verde anuncia rebranding para reposicionamento da marca própria

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.